5G: operadoras deverão prestar esclarecimentos sobre uso de tecnologia móvel
- Publicado em: 02/09/2022
- Autor: Upquery

O 5G está disponível em partes do Brasil, porém, muitos consumidores ainda não têm o conhecimento necessário para usufruir dos benefícios desta tecnologia. Por isso, a Fundação Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo notificou as operadoras telefônicas nesta terça-feira, 30, para que prestem esclarecimentos sobre o 5G.
Uma série de questionamentos foram feitos para as empresas Claro, Oi Móvel, TIM e Vivo sobre a nova tecnologia móvel. As principais dúvidas quanto ao 5G está na necessidade da troca de chip para continuar usando o mesmo aparelho móvel e, também, como se conectar à rede.
Porém, outros questionamentos foram feitos pelo Procon, como:
- Há necessidade de trocar celulares?
- Como será feita a adequação dos planos vigentes?
- Qual a área de cobertura do 5G?
- Quais os valores cobrados para implementação da tecnologia?
- Quais as principais diferenças entre 5G, 4G e 3G?
A nova tecnologia está habilitada e disponível em algumas capitais brasileiras, porém, as alterações em antenas e aparelhos móveis ainda devem ser feitas pela população gradativamente. Assim, as companhias possuem até seis dias para prestarem os esclarecimentos aos consumidores.
Como ainda há muita desinformação, a TIM disse em nota que tem divulgado informações sobre a tecnologia constantemente no site da operadora e pelo Centro de Relacionamento Com o Cliente, pela discagem *144.
A Vivo afirmou ter uma página dedicada ao 5G para a consulta dos consumidores em seu site, assim como a Claro criou um portal para tirar essas dúvidas, como área de abrangência e telefones compatíveis com a tecnologia.
O que é 5G espacial?
Em resumo, essa é uma rede de quinta geração de tecnologia móvel disponível via satélite. Muito mais eficiente que a 4G, tem comunicação de baixa latência e atinge velocidade de gigabits por segundo, o que permite baixar filmes em segundos, por exemplo.
As grandes empresas de tecnologia têm trabalhado para que a adesão em massa aconteça, a ponto de disponibilizá-la em carros e semáforos inteligentes. Especialistas estimam que, no futuro, será possível economizar até 70% em energia elétrica com a nova rede de tecnologia.
12 capitais com a tecnologia
Porém, evidentemente, levará tempo até que essa solução chegue a todas as áreas e consumidores. No Brasil, a nova rede vem sendo implementada desde julho nas capitais. Até o momento, 12 cidades já ativaram o 5G, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Brasília, entre outras.
Em primeiro momento, sabe-se que não é preciso trocar de chip para usar o serviço, desde que o aparelho móvel seja compatível. E, aos poucos, os planos têm sido atualizados pelas operadoras, já incluindo a novidade e até mesmo benefícios extras para o assinante.
O edital que permitia a alteração da rede para a 5G foi aprovado em fevereiro de 2021 pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).