Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

ABBC lança instituto para pesquisas sobre blockchain e IA

  • Publicado em: 17/05/2024
  • Autor: Upquery
ABBC lança instituto para pesquisas sobre blockchain e IA

Comprometidas com inovação e segurança, instituições financeiras brasileiras aumentarão os estudos sobre importantes tecnologias emergentes. A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) anunciou recentemente a criação do Instituto ABBC de Estudos Acadêmicos do Sistema Financeiro. A proposta desta iniciativa é fomentar e promover estudos, pesquisas e análises sobre blockchain e IA (Inteligência Artificial).

Nos próximos anos, a associação irá avaliar o potencial dessas soluções para inovar e aperfeiçoar os sistemas bancários. Para isso, as abordagens deverão incluir avaliações operacionais desses sistemas, mas também a discussão de temas regulatórios sobre as tecnologias. Com as pesquisas e estudos, a ABBC pretende mapear as atuais e possíveis fragilidades nos sistemas financeiros, desafios e oportunidades do mercado.

Outro foco do instituto serão os estudos que englobam segurança cibernética e ativos digitais. Para isso, convênios já estão sendo firmados com outras instituições de ensino. A primeira a firmar parceria foi a Ibmec. Mas, outros centros acadêmicos e de pesquisas também deverão participar para contribuir com a produção de materiais.

Seminário debaterá uso das tecnologias

O anúncio foi realizado pela associação nesta segunda-feira, 13, durante um lançamento oficial em São Paulo. A previsão é que o primeiro trabalho do instituto seja lançado dentro de 6 meses. Desse modo, um seminário aberto ao público será realizado para discutir questões e mudanças regulatórias e legislativas sobre o uso das soluções.

A ABBC, entretanto, defende a criação do instituto para buscar informações isentas sobre o mercado financeiro e as tecnologias emergentes. O conselho da associação defende que as respostas envolvendo blockchain e IA devem ser acadêmicas, e não levantadas apenas por parte dos bancos.

Todos os resultados que serão coletados em pesquisas e estudos serão apresentados para os órgãos regulares do sistema financeiro brasileiro. O objetivo é unir esses materiais acadêmicos com questões políticas, sociais e econômicas pertinentes para o país.

BC prevê maior inclusão social

O evento de lançamento em São Paulo contou com a presença de autoridades do Banco Central. Os diretores Otávio Damaso (da Regulação), Diogo Guillen (da Política Econômica) e Ailton Santos (da Fiscalização), estiveram presentes, juntamente com outros representantes do setor financeiro.

O diretor de regulação Otávio Damaso defendeu que a iniciativa é fundamental para fortalecer o sistema financeiro brasileiro. Para ele, a eficiência crescente dos processos tecnológicos e de inovação nesta área terá como resultado uma maior inclusão social, de modo geral.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação