Anatel libera sinal 5G para 15 novas cidades brasileiras
- Publicado em: 16/12/2022
- Autor: Upquery

Depois das 27 capitais brasileiras terem acesso ao 5G, chegou a hora de expandir a abrangência das redes móveis. Nesta quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que mais 15 cidades ao longo do país estarão aptas a usarem o sinal da nova tecnologia.
A maioria dos municípios liberados estão em áreas metropolitanas ou próximas de grandes centros. Outras seis cidades possuem mais de 500 mil habitantes. Na região Sul do país, cinco municípios foram contemplados. Desses, três estão no estado de Santa Catarina: Joinville, São José e São Francisco do Sul.
Além das regiões metropolitanas, a agência conseguiu antecipar o sinal em locais como Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) e Londrina (PR). A previsão era que esses pontos tivessem acesso ao 5G apenas em janeiro.
Confira todas as cidades nas quais a rede 5G está liberada:
- Ananindeua (PA)
- Aparecida de Goiânia (GO)
- Caxias do Sul (RS)
- Diadema (SP)
- Jaboatão dos Guararapes (PE)
- Joinville (SC)
- Londrina (PR)
- Mesquita (RJ)
- Nilópolis (RJ)
- Olinda (PE)
- Paulista (PE)
- São Caetano do Sul (SP)
- São Francisco do Sul (SC)
- São João de Meriti (RJ)
- São José (SC)
Licença será ativada
Entretanto, os consumidores poderão depender dos prestadores para usar a tecnologia. Agora, os moradores das cidades deverão aguardar até que todas as operadoras de telefones móveis ativem a licença do sinal. Para disponibilizar o 5G, é preciso limpar a faixa 3,5 GHz de possíveis interferências.
Em nota, a Anatel deixou claro que a instalação antecipada das estações 5G em certas localidades depende das próprias prestadoras. A agência frisou que cada uma possui o seu planejamento individual.
“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Para todas elas, os compromissos de abrangência previstos no edital começam a vencer em 2025”, disse a Anatel em nota.
Cronograma para 2023
A primeira etapa de instalação da nova rede 5G começou em julho, em Brasília (DF) e foi finalizada no final de outubro. A liberação da faixa 5G é uma responsabilidade do Grupo de Acompanhamento da Implantação para os Problemas de Interferência (Gaispi).
Nas próximas reuniões ordinárias os representantes deverão confirmar as próximas cidades a serem contempladas com a liberação do sinal. A previsão é que ao menos 20 novos municípios tenham acesso ao 5G, sendo a maioria deles na região Sudeste do país. As cidades seriam:
- Belford Roxo (RJ)
- Campinas (SP)
- Campos dos Goytacazes (RJ)
- Contagem (MG)
- Duque de Caxias (RJ)
- Feira de Santana (BA)
- Guarulhos (SP)
- Juiz de Fora (MG)
- Niterói (RJ)
- Nova Iguaçu (RJ)
- Osasco (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Santo André (SP)
- São Bernardo do Campo (SP)
- São Gonçalo (RJ)
- São José dos Campos (SP)
- Serra (ES)
- Sorocaba (SP)
- Uberlândia (MG)
- Vila Velha (ES).