Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Estudo aponta: 90% das empresas latinas investirão em tecnologias emergentes em 2023

  • Publicado em: 20/12/2022
  • Autor: Upquery
Estudo aponta: 90% das empresas latinas investirão em tecnologias emergentes em 2023

As organizações da América Latina já notaram a importância da implementação digital e tecnológica para os seus resultados. Prova disso é que 90% das empresas latinas deverão investir ou experimentar tecnologias emergentes ao longo dos próximos 12 meses. A proposta dos gestores é aumentar a eficiência e produtividade dos seus negócios. 

Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytics Services em parceria com a NTT Data, empresa global de serviços e inovação em TI. O estudo, chamado “Impulsionar a adoção de tecnologias emergentes na América Latina” foi realizado com 316 executivos não só do Brasil, mas também da Argentina, Chile, México, Colômbia e Peru.

AI entre as tecnologias mais usadas

Essa seria uma resposta dos gestores às mudanças e inovações impostas pelo próprio mercado. Os consumidores possuem comportamentos cada vez mais adaptados às tecnologias e suas infraestruturas. Por isso, empresas e companhias que desejam se manter competitivas devem digitalizar processos e incentivar a inovação na sua cultura organizacional. 

Com 68% de adesão, o estudo aponta que Computação de Bordo (Edge Computer) é a tecnologia mais usada pelas organizações, garantindo velocidade e escalabilidade. Depois, vem à biometria com 63% e a proposta de fortalecer a segurança. Em seguida, aparece robótica avançada (60%), realidade virtual e aumentada (56%), 5G (55%) e inteligência artificial (54%). 

A motivação para os investimentos

Ainda pode-se citar outras tecnologias com ascensão recente, como moedas digitais com intenção de investimento de 49% entre os executivos e o metaverso, com 45%. O estudo deixou claro que a tecnologia emergente é visada como mecanismo para melhorar a produtividade e obter uma gestão com tomadas de decisões mais rápidas. 

Por isso, melhorar a eficácia na produção e reduzir custos de produção são pontos fundamentais para os entrevistados.  Conforme o sócio líder de Digital Technology Américas da NTT Data, Alberto Otero, o estudo evidencia que os resultados atuais e a perspectiva para o futuro são positivos. 

Afinal, os participantes do estudo avaliaram que as tecnologias emergentes são muito importantes ou de extrema importância para os negócios. “A principal contribuição fornecida por esse relatório é que, ao contrário do que acontece em geral com estudos desse tipo focados em regiões como Europa, América do Norte e Ásia/Pacífico, ele permite entender a realidade da América Latina”, afirmou Otero. 

Investimento que tem retorno

Ainda, 87% dos executivos afirmaram se beneficiar das tecnologias nos últimos dois anos e 88% concordam que esse tipo de investimento compensa. Para eles, isso é revertido não só em lucro e receita, mas também na retenção de clientes e no reposicionamento de marca. 

Além das tecnologias mais adotadas e os objetivos, foram analisados ainda os desafios de investir em tecnologia. Entre os principais obstáculos apontados pelos executivos estão: escassez de talentos (73%), dificuldade de integração às soluções (34%) e falta de recursos financeiros (31%). 

Porém, para Pablo Sáez, Sócio líder de Digital Technology da NTT Data Brasil, a tecnologia seria o principal meio para lidar com adversidades. “Em um momento em que as empresas estão se tornando negócios digitais, ficar a frente a abraçar as tecnologias emergentes significa enfrentar os desafios que estão por vir em termos de produto, competitividade, crescimento e resiliência”.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação