Atualização do Google Chrome corrige grave problema de segurança
- Publicado em: 08/09/2022
- Autor: Upquery

Depois da identificação anônima de ações hackers, neste final de semana o Google Chrome lançou uma atualização de urgência do navegador. A versão disponível (atualização 105.0.51.95.102) corrige bugs e falhas de segurança CVE-2022-307 nos dispositivos Windows, Linux e Mac.
A vulnerabilidade e o bug do navegador permitem que, através do acesso pelo dispositivo, hackers estivessem tendo o controle completo de Iphones, Ipads e Macs atacados. Um alerta sobre as falhas de segurança nos sistemas operacionais dos dispositivos foi emitido pela Apple para os seus usuários.
A empresa, inclusive, está orientando pela atualização de emergência para aqueles que têm Iphones 6s e posteriores, computadores Mac com Mac OS Montary e Ipads em versões mais recentes.
Evitando a ação dos hackers
A ação dos hackers foi descoberta através de uma fonte anônima no final de agosto, dia 30. Entretanto, o Google não tem divulgado muitas informações sobre o problema justamente para não fazer alarde e, assim, conseguir dificultar o trabalho dos hackers.
Essa é uma falha considerada grave pela empresa. Entretanto, em nota oficial, o Google apenas informou que é possível manter o acesso restrito em links que geram o bug, até que a maioria dos usuários tenha atualizado o Chrome.
O que se sabe é que a falha de segurança está presente no Webkit, um mecanismo do navegador responsável por roda o Safari.
Como atualizar o navegador?
A recomendação do Google é que usuários dos dispositivos citados façam a atualização imediata dos seus navegadores. E essa é uma tarefa bastante simples! Para ter acesso à nova versão, basta abrir a ferramenta, ir em “Ajuda” e, depois, clicar na opção “Sobre o Google Chrome”.
Nesta tela os usuários podem encontrar e acessar todas as atualizações disponíveis pelo Google. Então, basta fazer o download da atualização (de acordo com o número citado no início da matéria) e esperar instalar. Após a instalação, o navegador será reiniciado.
Aqueles que não usam os dispositivos citados, poderão esperar aparecer na tela a emissão de alerta sobre o Update. Então, depois disso, também deverão fazer o download imediato.