Banco Central inicia testes do Real Digital
- Publicado em: 12/09/2022
- Autor: Upquery

Após terem sido suspensas ao longo do ano, as testagens do Real Digital foram confirmadas pelo Banco Central. O anúncio oficial dos testes da moeda digital brasileira (CBDC) foi feito nesta quinta-feira, 09. As operações no laboratório de execução foram feitas durante quatro meses em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para identificar toda a infraestrutura digital necessária para a implementação.
Para que o projeto vire uma realidade, empresas pré-selecionadas pelo Lift Challenge participarão dos testes até janeiro. Depois, algumas provas serão feitas para avaliar a eficácia final do experimento. Entre o grupo das organizações escolhidas estão representantes de bancos, protocolo de criptos e empresas de criptomoedas.
A presidência e diretoria do Banco do Brasil evidenciaram que as criptomoedas nasceram para atender uma sociedade moderna, que deseja por transações de pagamentos mais rápidas, simples e baratas. Assim, a economia “tokenizada” e a extração de valores em ativos digitais são tendências que não podem mais ser ignoradas pelos bancos.
Como funcionará o Real Digital?
A moeda digital brasileira é um projeto que, em resumo, representa o dinheiro em cédulas em uma versão virtual. Com a novidade, o usuário terá na sua carteira digital acesso a pagamentos e compras, monetização de dados e ao Open Finance.
A digitalização é um tipo de transação que promete ser mais rápida, segura contra fraudes e usável em qualquer país, sendo facilmente transferida. Para o banco, entretanto, o maior benefício é diminuir a impressão de papel-moeda, que possui custo expressivo.
O Real Oficial será integrado a vários projetos de aplicações como Finanças Descentralizadas (DeFI), Aplicação de Entrega Contra Pagamento (DVP), Pagamento Contra Pagamento (PVP), Internet das Coisas (IGT) e demais soluções de pagamento.
Testes escalonáveis e os prazos
A emissão do Real digital já vem sendo estudada pelo Banco do Brasil desde 2020. Entretanto, o lançamento do experimento está previsto para 2023 ainda em fases de testes escalonáveis.
Ou seja, assim que finalizado, o Real Digital primeiro irá abranger apenas uma parcela da população, iniciando com alguns grupos, regiões e valores. Então, depois, o serviço será liberado para mais pessoas e limites. Originalmente, a previsão do Banco Central era dar início aos testes entre março e julho.
Porém, a iniciativa foi suspensa por conta de uma greve dos servidores do banco, realizada em abril. Agora, a estimativa é que o acesso ao Real Digital fique disponível para circulação entre toda a população somente em 2024.