Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Países estudam lançar métodos de pagamentos similares ao PIX

  • Publicado em: 15/09/2022
  • Autor: Upquery
Países estudam lançar métodos de pagamentos similares ao PIX

Desenvolvido pelo Banco Central, o PIX é uma modalidade de pagamento que revolucionou a forma de pagar e receber dinheiro no Brasil. Entretanto, agora, o método está na mira de outros países da América Latina e do Norte. De acordo com o Banco Central, o Canadá e a Colômbia sinalizaram interesse em exportar a tecnologia para os seus países. 

O país latino americano, inclusive, já está negociando com representantes do BC para viabilizar o PIX em território colombiano, conforme informações da própria presidência da instituição. Entretanto, o Canadá também já deixou claro o seu interesse pela tecnologia. Um dos principais atrativos para os bancos é que o método PIX é acessível para os cofres. 

Atualmente, o PIX custa ao Banco Central cerca de R$ 5 milhões para operar, um valor relativamente baixo. O método PIX de pagamento foi elogiado pelo Banco de Compensação Internacional (BIS), organização que realiza a supervisão dos bancos centrais ao redor do mundo. O BIS evidenciou a capacidade da modalidade em realizar transações com menores custos e oportunizando maior interação financeira. 

Estados Unidos lançará o FedNow

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos resolveram desenvolver o seu próprio método de pagamento, inspirado pelo PIX. O Federal Reserve (FED), banco central americano, lançará o FedNow, tecnologia bastante parecida com a versão brasileira. A modalidade de pagamento já se encontra em fase de testes e deverá ser lançada em maio de 2023.

Conforme o vice-presidente do FED, Lael Brainard, o objetivo é revolucionar, principalmente, a maneira como famílias e pequenas empresas realizam as suas transações. A ideia é que o FedNow contribua para a organização financeira familiar e para o financeiro de pequenos negócios. 

O projeto piloto envolve mais de 120 bancos e estará disponível para instituições financeiras dos mais diversos tipos e tamanhos. Ainda, o FedNow irá funcionar igual ao PIX, 24 horas ao dia e durante sete dias da semana. 

PIX está próximo de 1 trilhão de transações

A grande adesão ao PIX é justificada pela sua alta facilidade em pagamentos e, principalmente, pela isenção de taxas. Operando em mais de 770 instituições financeiras, atualmente, o PIX se aproxima de 1 trilhão de transações realizadas ao mês. 

A modernidade já conta com mais de 478 milhões de chaves PIX registradas em diferentes bancos e instituições. Isso representa o dobro de habitantes existentes hoje no Brasil (conforme dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE).  Assim, o número de usuários PIX é de 131,8 milhões, sendo que desse total, 122 milhões são pessoas físicas.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação