Atualizações do Google aumentam privacidade para senhas e históricos de busca
- Publicado em: 16/10/2023
- Autor: Upquery

O Google volta a aprimorar suas soluções de segurança e privacidade. Acompanhando o Mês de Conscientização sobre Cibersegurança, a gigante da tecnologia disponibilizou um novo pacote de atualizações de privacidade e autenticação aos usuários. As novidades incluem ferramentas para o gerenciamento de senhas e otimização de verificações de navegação.
O anúncio foi feito nesta semana com o objetivo de simplificar os acessos dos internautas, possibilitando uma experiência mais confiável, amigável e prática. As atualizações foram implementadas após o Google adotar o passkeys como o seu método padrão de login, que funciona como um código PIN.
Limpeza do histórico de buscas
A limpeza e “higiene digital” é um dos focos das atualizações de privacidade do Google. Com isso, agora os usuários de dispositivos Android e iOS poderão excluir mais rapidamente o seu histórico de buscas. A atualização permite excluir os links dos últimos 15 minutos de navegação. Além disso, dados de sites e abas recentemente abertas também poderão ser deletados.
Para configurar o histórico, bastará o internauta clicar nos três pontos localizados no canto superior direito do navegador Chrome. Depois, deverá selecionar na alternativa “limpar dados de navegação”. Antes desta atualização, o menor intervalo para exclusões era de uma hora, obrigando o internauta a esperar para limpar os seus dados.
Gerenciamento de senhas
As modificações também contemplam a ferramenta Google Password Manager, integrada ao aplicativo Google. Através dele é possível gerenciar e salvar senhas de modo seguro, o que facilita o login.
A recente atualização, porém, pode classificar a ferramenta como um provedor de preenchimento automático padrão para os usuários iOS. Desse modo, as senhas são inseridas com agilidade em qualquer site ou aplicativo acessado.
Essa tecnologia demonstra a constante busca da empresa em priorizar segurança, já que valida a identidade do usuário através de autenticação biométrica criptografada. Isso torna o internauta menos dependente das senhas convencionais, que são alvos fáceis de ataques Phishing.
Relatório para Dark Web
Outra novidade oferecida pelo Google é o acesso a um relatório de verificação para a Dark Web. Com esses dados, os internautas poderão verificar endereços que foram comprometidos por esse método de navegação.
O acesso ao relatório será incorporado ao menu da conta do Google. Para checar as informações, o usuário só precisará clicar na imagem do seu próprio perfil. A atualização está disponível para Android e, em breve, chegará ao iOS.