Binance Pay: meio de pagamento cripto chega ao Brasil
- Publicado em: 23/08/2023
- Autor: Upquery

O mercado cripto brasileiro conta com uma novidade. A Binance, bolsa de criptomoedas com maior valor negociado do mundo, lançou nesta terça-feira, 22, o Binance Pay. Esse é um método de pagamento focado em ativos digitais que oferece suporte e carteira para mais de 70 criptomoedas.
Entre os nomes estão as populares Bitcoin (BTC), BNB, Ethereum (ETH) e Thereum (USTH). A solução permite que comerciantes encaminhem as moedas recebidas para uma carteira digital ou, então, faça a conversão automática para reais. Um dos principais benefícios é que a transação possui um baixo custo quando comparada as criptos adquiridas por cartões.
Outra funcionalidade do Binance Pay é a realização de recarga utilizando moedas criptos. Logo em sua estreia no Brasil, o meio de pagamento já está operando com nomes importantes. Além de vários estabelecimentos, o construtor de sites WordPress e a loja de games Weo Games também já disponibilizam deste recurso de pagamentos.
Binance Pay: como funcionará?
Sendo válida para compras digitais e físicas, a utilização da novidade já é conhecida entre os investidores e os usuários de pagamentos digitais. Assim, os sites parceiros da Binance deverão mostrar a opção de pagar com Binance Pay logo em seu checkout.
O pagamento em lojas físicas, porém, deverá ser feito através de um QR Code fornecido ao usuário, que poderá escanear usando o app da Binance no celular. O processamento das transações via Binance Pay será realizado pela gateway de pagamentos Latam Gateway, que obteve o licença através do Banco Central.
Outro ponto importante é que a novidade da Binance não tem custos para os seus usuários e já parceiros. Lançado globalmente há cerca de dois anos, o Binance Pay já estava disponível na América Latina, na Argentina, Colômbia e México, que não têm um sistema de pagamentos instantâneos tão bem-sucedido quanto o Pix.
Previsões positivas
A Binance afirmou que perfil dos parceiros da Binance Pay está alinhado à tendência dos brasileiros em apostar em novas tecnologias. De acordo com um estudo conduzido pela empresa Chainalysis, especializada em blockchain e análise de dados, o Brasil ocupa o 7º lugar em ranking mundial de adoção de criptoativos.
“Nossa aposta é que, quanto mais utilidade possamos oferecer, mais será benéfico para cripto ganhar tração e penetração ao longo do tempo”, afirmou Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil. Além disso, a empresa acredita que a novidade possa ser um complemento para o uso do Pix, especialmente para a atração de novos clientes.
Atualmente, o método de pagamento Binance Pay possui 12 milhões de usuários registrados desde o momento de seu lançamento, contabilizando U$S 98 bilhões processados. Até julho deste ano, o montante movimentado já havia superado o ano de 2022 inteiro.