Brasil já concentra 10% dos “empregos verdes” de todo o mundo
- Publicado em: 08/12/2022
- Autor: Upquery

A economia verde está em pleno desenvolvimento especialmente quando diz respeito à geração de empregos mais sustentáveis. Neste cenário, o Brasil vem crescendo e demonstrando excelente desempenho de acordo com dados confirmados pela Irena (Agência Internacional de Energia Renovável).
Atualmente, o país representa 10% de todos os empregos verdes registrados no mundo, o que o coloca na segunda posição entre os maiores empregadores mundiais. A nação que mais emprega na modalidade é a China, equivalente 42% dos 12,7 milhões de postos de trabalhos verdes.
O destaque brasileiro se deve principalmente às indústrias: solar, eólica, hidrelétrica e de biocombustíveis. Desta maneira, dos 1,27 milhões de trabalhos verdes brasileiros, 68% correspondem somente à economia de combustíveis sustentáveis e 14% a usinas hídricas.
Diversidade em recursos naturais
Em longo prazo, a tendência é que o país se torne líder mundial em hidrogênio verde, além de se destacar em crédito de carbono. Entretanto, as suas condições naturais já o colocariam à frente de muitas outras nações por conta do forte potencial em fontes renováveis.
A biodiversidade e a riqueza de recursos naturais seriam determinantes para o crescimento do Brasil neste segmento, conforme Oliver Azuara, economista sênior da divisão de Mercados de Trabalho e Seguridade Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“O potencial do trabalho verde no Brasil é enorme, seja pelo tamanho da economia ou pelo fato de ser o lar de ecossistemas dos mais relevantes do planeta”, afirma o especialista sobre o assunto.
US$ 200 bilhões em hidrogênio verde
No futuro, o Brasil deverá aumentar os seus investimentos em energia eólica na parte de Off Shore, ou seja, estruturas implementadas em alto mar. Conforme dados divulgados, o setor tem potencial de até 700 mil MW no país, porém, ainda não é devidamente explorado.
Cada MW de energia gera 17 postos de trabalho ao longo de 25 anos de vida útil em projeto eólico. Ainda, até 2040 o país se prepara para fazer um investimento de US$ 200 bilhões em Pecém, no estado do Ceará, destinados a hidrogênio verde.
Energia solar: 200 mil empregos ainda este ano
O setor de energia solar é um dos que mais crescem em todo o mundo. No Brasil, isso não é diferente. Porém, em nível mundial, o setor já ultrapassou 170 mil postos só em 2021 e poderá superar 200 mil ainda em 2022.
Outro dado importante trazido pelo levantamento é quanto ao volume e demanda de novos empregos sustentáveis para o restante desta década. A expectativa é que até 2030 as energias renováveis criem 38,2 milhões de novos postos de trabalho a nível mundial.