Centros financeiros globais anunciam projeto de tokenização de ativos
- Publicado em: 31/10/2023
- Autor: Upquery

Importantes centros financeiros do ocidente e do oriente se uniram comprovando o forte impacto da tokenização de ativos para o mundo. Reguladores do Reino Unido, Japão, Singapura e Suíça anunciaram o lançamento do “Project Guardian” (ou “Projeto Guardião”) nesta segunda-feira, 30. Esse projeto piloto tem como objetivo testar o alcance e potencial da tokenização de ativos tradicionais de renda fixa.
A iniciativa está sendo liderada pela Autoridade Monetária de Singapura (MAS) e tem como foco as trocas internacionais e o gerenciamento de produtos e emissões de títulos. Em um longo prazo, a proposta será criar uma espécie de “padrão comum internacional” no uso da tecnologia. Para isso, conforme a Mas, um grupo de reguladores será criado a partir do projeto.
Sandbox regulatórios
Outro benefício do “Project Guardian” será a facilitação na criação de novos projetos pilotos para tokenização de agentes privados através de “Sandbox regulatórios”. Esses são ambientes que simulam operações com base no mundo real, permitindo o teste com os ativos tokenizados e gerando uma avaliação dos efeitos das operações para o mercado.
Os representantes afirmam que a parceria busca “incentivar o avanço da colaboração transfronteiriça na área de tokenização de ativos”. O anúncio do projeto é bastante recente e não traz mais detalhes práticos. Os envolvidos ainda não divulgaram uma data para iniciar os testes do projeto e ainda não se sabe se, no futuro, outros países poderão integrar o grupo.
Além da Autoridade Monetária de Singapura (MAS), os outros centros reguladores parceiros são: Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA), Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) e Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA).
Projeto prevê debates sobre tokenização
A união dos centros financeiros simboliza o avanço da tokenização nos últimos anos e a conquista crescente entre os agentes tradicionais. Por isso, além da expansão da tokenização em escala mundial, o projeto também tem outros objetivos. Entre eles está a realização de debates para tratar o assunto.
A proposta é focar em discussões sobre os aspectos de regulação e governança. Desse modo, os debates conseguirão contribuir para o grupo diagnosticar possíveis riscos e “buracos” nas legislações atuais. Esse processo seria fundamental para a padronização da tokenização e o uso cada vez mais seguro da tecnologia.
O vice-diretor da Autoridade Monetária de Singapura, Leong Sing Chiong, afirmou que a parceria “mostra um forte desejo entre os legisladores de aprofundar a nossa compreensão das oportunidades e riscos decorrentes da inovação de ativos digitais”.