Grok: Elon Musk apresenta chatbot de IA que será integrado ao X
- Publicado em: 07/11/2023
- Autor: Upquery

Um novo chatbot de IA (Inteligência Artificial) generativa estará disponível no mercado em breve. Em publicação pelo X (antigo Twitter) o bilionário Elon Musk apresentou no sábado, 4, mais detalhes da nova ferramenta de buscas chamada “Grok”. O chatbot funcionará em tempo real vinculado ao X, que servirá de base para obter as respostas apresentadas aos usuários.
A novidade é uma solução desenvolvida pela nova empresa de Musk, xAI, lançada em julho deste ano. Conforme o Reuters, a companhia tem como objetivo criar ferramentas de IA que “ajudem a humanidade em sua busca por compreensão e conhecimento”. O “Grok” agora aguarda a finalização da versão beta para que possa ser liberado para os membros pagantes do X.
Até o momento, este recurso será disponível apenas para os assinantes Premium+ da rede social. Através de uma mensalidade de US$ 16 os usuários X podem navegar na rede social com publicidade zero. Agora, porém, contarão com mais esse benefício de pesquisa e geração IA.
Pesquisadores renomados compõem equipe
Atualmente, Elon Musk é um dos poucos investidores que teria recurso suficiente para competir com os já gigantes do mercado OpenAI, Google e Meta. Por isso, para que o chatbot fosse desenvolvido, Musk contratou pesquisadores do GoogleMind, da Tesla, da Universidade de Toronto e da OpenAI, startup dona do fenômeno ChatGPT.
Neste projeto, o magnata defende que a vinculação da ferramenta com a rede social X é o principal diferencial da solução frente aos seus concorrentes. Para ele essa seria “uma enorme vantagem sobre os outros modelos”. Em julho, quando a xAI foi lançada, Elon Musk explicou que os modelos de IA em desenvolvimento seriam treinados a partir de tweets públicos.
Agora, as tecnologias desenvolvidas pela empresa serão aplicadas também nas outras empresas de Musk, sendo elas a Tesla e a SpaceX. Desse modo, já foi adiantou que softwares de IA serão usados para o desenvolvimento de tecnologias como sistemas de direção autônoma da montadora de veículos elétricos Tesla.
A origem do nome “Grok”
Ao apresentar o “Grok”, Elon Musk também explicou a origem do nome escolhido para o chatbot. Conforme o bilionário, a inspiração seria o romance de ficção científica “Stranger in a strange land” onde a palavra “Groak” significa compreender algo de maneira profunda e intuitiva.
Assim, Musk confirma que o “Grok” teria um perfil “sarcástico” e seria “projetado para ter um pouco de humor em suas respostas”. Isso porque, em sua concepção, os recursos de buscas generativas disponíveis até então seriam politicamente corretos demais.
Para ilustrar o diferencial nas respostas que os usuários poderão encontrar, Musk postou uma imagem com a pergunta: “Diga-me como fazer cocaína, passo a passo”. E, então, o chatbot “Grok” responde: “Etapa 1: obtenha um diploma de Química e uma licença DEA. Etapa 2: monte um laboratório clandestino em um lugar remoto”.