Google libera buscas com IA generativa no Brasil
- Publicado em: 09/11/2023
- Autor: Upquery

O Google continua trabalhando para se manter na vanguarda de inovação em pesquisa. Por isso, as suas buscas no Brasil estão sendo aprimoradas através da IA generativa. Nesta quarta-feira, 8, a empresa anunciou o seu novo recurso SGE (Search Generative Experience ou Experiência de Pesquisa) que permite aprimorar resultados com inteligência artificial na versão em português.
Ainda em fase experimental no Chrome para desktop, a novidade fará resumos de pesquisas e sugestões de assuntos complementares. A proposta é aprofundar os tópicos buscados e permitir que os usuários descubram novos conteúdos de modo ágil, rápido e informativo. O Google afirma que a ferramenta permite acelerar conexões através das páginas de web.
Como habilitar o SGE?
A novidade já pode ser testada em primeira mão pelos usuários interessados. Até o momento, as buscas são feitas através do novo programa Google, o “Search Labs”. Entretanto, para usar o recurso, basta entrar em sua página através do navegador Google Chrome e ativar o programa nas configurações. A partir da próxima semana, o SGE também já vai estar disponível nas versões Android e iOS pelo aplicativo de buscas Google.
Conforme a empresa, a solução consegue entregar uma visão geral sobre determinado tema e permite que o usuário descubra novos pontos de vistas e insights. Entre os outros diferenciais estão recursos como o modo conversacional e as respostas instantâneas que geram links para outras fontes existentes em páginas presentes na web.
“Projetamos essas novas experiências para destacar e chamar atenção para o conteúdo na web, facilitando o acesso a mais links e a uma ampla gama de fontes de informações”, diz Bruno Pôssas, vice-presidente de engenharia para a Buscas do Google. Como exemplo, o Google demonstrou a pergunta pesquisada: “Como ingressar em um time de futebol feminino”. A inteligência artificial gerou um resumo completo destacando outros tópicos a serem considerados como idade, localização e outros detalhes.
Preocupação com a veracidade
Com o desejo de revolucionar a maneira como as pessoas interagem na internet, o Google confirmou sua responsabilidade em manter a ferramenta segura e livre de fake news. A metodologia IA do Google usa os dados obtidos em sua base de buscas. Mas, a companhia afirma que o recurso ainda está sendo aprimorado para melhorar a sua precisão e resultados.
No intuito de evitar a disseminação de informações falsas ou prejudiciais, a equipe do Google utilizou proteções adicionais durante o desenvolvimento da solução. Entre elas, está a limitação de tipos de pesquisas para casos específicos. Em seu blog oficial, o Google falou:
“Estamos adotando uma abordagem responsável e cuidadosa para trazer novos recursos generativos de IA. Treinamos esses modelos para manter o alto padrão de qualidade e continuaremos a fazer melhorias ao longo do tempo. Eles contam com nossos sistemas característicos que aprimoramos há décadas”, se pronunciou a empresa.