Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Ciência aposta em robôs com “músculos” para o aumento de eficiência e economia

  • Publicado em: 16/11/2023
  • Autor: Upquery
Ciência aposta em robôs com “músculos” para o aumento de eficiência e economia

A utilização de robôs para diferentes finalidades na indústria e economia já é uma realidade. Mas, após a popularização deste tipo de produto, a ciência está buscando aperfeiçoar ainda mais os modelos já existentes. Um estudo recente está apostando no desenvolvimento de robôs com músculos para aumentar a eficiência e economia de recursos.

As últimas pesquisas apontam que os músculos robóticos permitem ainda mais aplicações. Entretanto, a tecnologia que imita a musculatura humana já existia e essas atualizações operam de forma bastante semelhante. Porém, os pesquisadores descobriram como fazer os efeitos desta tecnologia durar por mais tempo, não sendo mais uma solução de curto prazo.

Com esse mecanismo, as funcionalidades da máquina seriam amplamente superiores, assim como o consumo energético ficaria menor, algo que provavelmente tornaria o uso de robôs mais acessíveis para o mercado. Agora, a tecnologia poderá ser utilizada em projetos robóticos de diferentes áreas com um custo muito mais inferior.

Como funcionam os músculos robóticos?

Na realidade, os chamados músculos robóticos se tratam de atuadores. Esses são dispositivos que reproduzem movimentos e força por meio de energia elétrica, hidráulica ou de outra ordem. Existem diferentes modelos de atuadores no mercado, entretanto, os materiais mais macios e indicados para este fim são silenciosos e biodegradáveis.

Para que os efeitos do atuador durassem mais, os estudos mostraram que novos tipos de materiais devem ser adicionados no seu interior durante a confecção. Exemplificando, os atuadores são feitos de filme plástico, preenchidos com óleo e revestidos com plásticos condutores. Assim, quando são ativados energeticamente, o filme desloca o fluído criando uma contração parecida com os músculos humanos.

Soluções sustentáveis e testadas

Os robôs da atualidade já estão sendo utilizados para uma gama de atividades que vão desde tarefas domésticas até missões no espaço. Entretanto, as empresas estão empenhadas em desenvolver cada vez mais soluções sustentáveis para o uso aprimorado da tecnologia.

Os músculos robóticos é um assunto estudado há bastante tempo por Ion-Dan Sîrbui da Scuola Superiore Sant’Anna. O pesquisador já havia começado a estudar sobre o tema na Universidade Johannes Kepler, em Linz, na Áustria. Assim, um artigo sobre músculos em robô foi publicado na revista Nature. Recentemente, a equipe trabalhou em modelos teóricos e diferentes testes para comprovar a eficiência deste projeto.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação