Táxis voadores serão comercializados em 2025 nos Estados Unidos
- Publicado em: 17/11/2023
- Autor: Upquery

Mesmo que ainda sejam vendidos em baixa escala, os carros voadores já são uma realidade. Porém, a nova previsão é que em 2025 o mercado dos Estados Unidos também conte com táxis voadores em voos comerciais. A novidade será fabricada pela Archer Aviation em um modelo chamado “Midnight”.
A informação foi anunciada pelo diretor de segurança da empresa, Billy Nolen, nesta quarta-feira, 15, em evento realizado no Salão Aeronáutica de Dubai, nos Emirados Árabes. O táxi se trata de uma aeronave elétrica com pousos e decolagens verticais com capacidade para até quatro passageiros.
A experiência no avião já tem preços pré-estipulados. Inicialmente, os voos comerciais serão cobrados por quilometragem e custarão entre US$ 4 e US$ 5 por passageiro. Mas, a expectativa é que os valores sejam reduzidos pela metade dentro de dois ou três anos conforme a popularização do produto.
Comercialização na Índia e Emirados Árabes
A previsão é que o modelo seja comercializado inicialmente em três países: EUA, Emirados Árabes e Índia. Conforme o anúncio, primeiro o lançamento será feito nos Estados Unidos e, depois, o táxi chegará aos Emirados Árabes Unidos e na Índia. Para isso, a Archer Aviation aguardará por uma aprovação feita pela Administração Federal de Aviação dos EUA, prevista para 2025.
Nos Emirados Árabes, a aeronave contará com uma certificação quase instantânea porque “Mubadala”, um fundo soberano do país, é um dos principais investidores do projeto, conforme informações do próprio diretor comercial da Archer, Nikhil Goel. Entretanto, os voos comerciais em Dubai estão previstos somente para o ano de 2026.
No mesmo período, os voos começarão em três importantes centros da Índia: Nova Délhi, Mumbai e Bangalore. Goel descreveu o mercado indiano como sendo muito importante para o sucesso da empresa.
Voos testes na Califórnia
O diretor comercial também esclareceu que a aeronave irá funcionar de modo silencioso e reforçou que o táxi “Midnight” contará com um conceito e uma aparência “sustentável e amiga do meio ambiente”. “Esperamos que a demanda seja forte”, pontuou Goel.
O modelo já está desenvolvido e em fase de testes. Nesse momento, voos de testagem estão sendo feitos na Califórnia, EUA, onde também é a sede da fabricante. “O que considerávamos como ficção científica se tornou, hoje, uma realidade. Está acontecendo, é real”, diz o diretor de segurança Billy Nolen.