UPNews
Táxis voadores serão comercializados em 2025 nos Estados Unidos

Táxis voadores serão comercializados em 2025 nos Estados Unidos

Upquery 17 de novembro

Táxis voadores serão comercializados em 2025 nos Estados Unidos

Mesmo que ainda sejam vendidos em baixa escala, os carros voadores já são uma realidade. Porém, a nova previsão é que em 2025 o mercado dos Estados Unidos também conte com táxis voadores em voos comerciais. A novidade será fabricada pela Archer Aviation em um modelo chamado “Midnight”.

A informação foi anunciada pelo diretor de segurança da empresa, Billy Nolen, nesta quarta-feira, 15, em evento realizado no Salão Aeronáutica de Dubai, nos Emirados Árabes. O táxi se trata de uma aeronave elétrica com pousos e decolagens verticais com capacidade para até quatro passageiros.

A experiência no avião já tem preços pré-estipulados. Inicialmente, os voos comerciais serão cobrados por quilometragem e custarão entre US$ 4 e US$ 5 por passageiro. Mas, a expectativa é que os valores sejam reduzidos pela metade dentro de dois ou três anos conforme a popularização do produto.

Comercialização na Índia e Emirados Árabes

A previsão é que o modelo seja comercializado inicialmente em três países: EUA, Emirados Árabes e Índia. Conforme o anúncio, primeiro o lançamento será feito nos Estados Unidos e, depois, o táxi chegará aos Emirados Árabes Unidos e na Índia. Para isso, a Archer Aviation aguardará por uma aprovação feita pela Administração Federal de Aviação dos EUA, prevista para 2025.

Nos Emirados Árabes, a aeronave contará com uma certificação quase instantânea porque “Mubadala”, um fundo soberano do país, é um dos principais investidores do projeto, conforme informações do próprio diretor comercial da Archer, Nikhil Goel. Entretanto, os voos comerciais em Dubai estão previstos somente para o ano de 2026.

No mesmo período, os voos começarão em três importantes centros da Índia: Nova Délhi, Mumbai e Bangalore. Goel descreveu o mercado indiano como sendo muito importante para o sucesso da empresa.

Voos testes na Califórnia

O diretor comercial também esclareceu que a aeronave irá funcionar de modo silencioso e reforçou que o táxi “Midnight” contará com um conceito e uma aparência “sustentável e amiga do meio ambiente”. “Esperamos que a demanda seja forte”, pontuou Goel.

O modelo já está desenvolvido e em fase de testes. Nesse momento, voos de testagem estão sendo feitos na Califórnia, EUA, onde também é a sede da fabricante.  “O que considerávamos como ficção científica se tornou, hoje, uma realidade. Está acontecendo, é real”, diz o diretor de segurança Billy Nolen.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios