Com cronograma acelerado, Nvidia apresenta nova geração de chips de IA
- Publicado em: 12/06/2024
- Autor: Upquery
Buscando se distanciar de suas concorrentes, a Nvidia trabalha para se manter na posição de líder no mercado de IA (Inteligência Artificial). A empresa apresentou a sua nova geração de chips inteligentes neste domingo, 2, durante a conferência de tecnologia COMPUTEX, em Tapei, Taiwan.
Na oportunidade, o CEO da Nvidia, Jansen Huang, anunciou a “Rubin”, uma nova arquitetura de chips de IA. A novidade tem como principal proposta acelerar os avanços tecnológicos constantes no mercado. Esse modelo atuará em conjunto com a geração mais recente da marca, o “Blackwell”, que foi apresentada em março deste ano.
“Hoje, estamos à beira de uma grande mudança na computação. Com nossas inovações em IA e computação acelerada, estamos expandindo os limites do que é possível e impulsionando a próxima onda de avanços tecnológicos.”, afirmou o CEO Huang.
Nvidia aposta em atualização constante
Esse é o segundo lançamento de chips de IA da Nvidia em apenas três meses. É justamente a concorrência acirrada do mercado de inteligência artificial que está impulsionando o investimento em lançamentos. O modelo “Rubin”, entretanto, não irá substituir o “Blackwell”.
Pelo contrário: a nova geração foi desenvolvida para aumentar a gama dos consumidores da empresa, de modo que acompanhe as tendências e atualizações de mercado. Os chips “Blackwell” ainda estão em fase de produção e serão disponibilizados para os clientes até o final do ano.
Mas, a plataforma “Rubin” irá oferecer novas GPUs, tecnologia importante para o treinamento e implementação de sistemas de IA. A nova geração de chip traz ainda outras funcionalidades, como o processador central chamado “Vera”. Porém, a empresa deu poucos detalhes durante o anúncio do produto.
Cronograma com lançamentos anuais
O CEO da Nvidia ainda afirmou que a empresa deseja manter o ritmo acelerado de lançamentos de chips. Portanto, novos modelos deverão ser lançados anualmente pela empresa. Essa é uma aceleração bastante significativa quando comparada ao cronograma Nvidia de dois anos atrás.
Com isso, as concorrentes precisam se destacar para alcançar os feitos da empresa. Entre os principais nomes que se encontram nesta “corrida” está a Intel e a AMG. Mesmo assim, no último trimestre fiscal, as suas margens brutas ficaram atrás das da Nvidia.
Fora a quantidade de startups que estão aderindo a esse mercado, grandes companhias de tecnologia, como Microsoft, Google e Amazon, também competem com a Nvidia quando o assunto é IA de uma forma geral. Porém, as big techs também são grandes compradoras dos produtos da empresa.