Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Com 25 milhões de chips ativos, 5G representa 10% da base móvel brasileira

  • Publicado em: 19/06/2024
  • Autor: Upquery
Com 25 milhões de chips ativos, 5G representa 10% da base móvel brasileira

Mesmo que ainda signifique uma pequena fatia na base total de conexões, a internet 5G tem mostrado rápido crescimento em território brasileiro. Atualmente, o Brasil possui 25,92 milhões de chips 5G ativos, resultando em crescimento de 192% no período de um ano.

Essas informações foram divulgadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação), trazendo dados referentes ao mês de abril de 2024. O levantamento indica que, apesar da forte adesão, a tecnologia representa somente 10% da telefonia móvel nacional.

Liderança no segmento

Em abril foram adicionados 1,6 milhões de novos clientes à base 5G pelas operadoras de telecomunicações. O mercado de ativação é atualmente liderado pela operadora Claro, com 9,74 milhões de chips ativos.

Depois vem a Vivo, com 9,46 milhões, seguida da operadora TIM, com 6,7 milhões de chips. As empresas encerraram o mês de abril com o total de 215,3 milhões de usuários 5G. Esse total representou crescimento de 0,2% em relação ao mês de março (214,8 milhões).

Pós-pago x pré-pago

Em relação aos planos de telefonia com maiores adesões, o pós-pago lidera com 108,3 milhões de linhas ativas. Enquanto isso, os pré-pagos somam 107 milhões. Atualmente, na maioria das empresas do segmento, o plano pós-pago é preferência entre os consumidores.

A TIM é a única operadora que tem mais clientes que ainda optam pelo pré-pago. Ao todo, são 33,2 milhões de usuários. Os dados divulgados pela Anatel ainda mostraram que existem 9 milhões de chips ativos em operações de ponto de serviço (PoS) e 7,1 milhões em conexões Machine to Machine (M2M).

6G no Brasil

Apesar do 5G representar somente 10% da base móvel, a Anatel já está em fase de implementação do 6G no Brasil. No final de maio, a agência abriu uma consulta pública para tomada de subsídios que viabilizará a estrutura da tecnologia sucessora do 5G.

Esse processo tem prazo de 70 dias para ser concluído (7 de agosto) e promete uma internet superior à de última geração em até três anos. A União Europeia e países como Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Austrália e Japão já estão testando a tecnologia.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação