Criptomoedas, streaming e Omnichannel: oferta de métodos de pagamentos aumentará em 2023
- Publicado em: 29/12/2022
- Autor: Upquery

A digitalização e o aumento do uso da tecnologia na pandemia impulsionaram a indústria de modalidades de pagamentos. O mercado brasileiro passou por muitas renovações, entre elas o lançamento do sistema instantâneo do Banco do Brasil, o popular PIX. Agora, a tendência é que o mercado aumente a sua oferta e opções de pagamentos aos clientes ao longo de 2023.
Uma pesquisa realizada pela Consultoria Beyond Borders divulgou as tendências deste segmento para o próximo ano. A avaliação, incluindo todo o território da América Latina, lançou previsões de crescimento entre 2025 e 2026. Conforme o levantamento, atualmente o Brasil é o terceiro país que mais utiliza pagamentos alternativos em e-commerces na região latina.
PIX cresce mais de 90%
Isso representa que 44% do volume total de compras pagas foram feitas com métodos alternativos em 2022. Na liderança destas opções está o PIX, seguido das carteiras digitais e, depois, pelos boletos. Somente o PIX apresentou um crescimento de 97% entre os consumidores ao longo do ano.
5 tendências de modalidades de pagamentos
Entre as tendências em destaque estão os pagamentos com criptomoedas e soluções agendadas. Além das carteiras digitais, a lógica “Buy now, pay later” – que em português significa “Compre agora, pague depois” – também estará em alta. Porém, outras modalidades deverão ganhar espaço nos próximos anos.
Com elas, tecnologias de ponta irão acompanhar também as opções já conhecidas e tão aderidas entre os consumidores. Confira as principais tendências apontadas pela Beyond Borders:
Criptomoedas
O uso de carteiras digitais e os pagamentos com criptomoedas tendem a ganhar muito espaço em solo brasileiro tanto nos meios instantâneos quanto agendados. Parte disso se deve a lei regularizadora da indústria cripto, aprovada agora no final do ano e que em breve entrará em vigor.
Jogos e streaming
Os micropagamentos via plataformas da economia criativa devem crescer 60% até 2025 em toda a América Latina. Parte disso cabe ao crescimento de influenciadores e criadores digitais no Brasil, onde 50% já monetiza com seus conteúdos para a internet. Além dos jogos, o impulsionamento será ainda mais notável nas plataformas de streaming.
Omnichannel e sustentabilidade
O conceito sustentável estará em ascensão em muitas empresas. Entre isso, a experiência Omnichannel, de concentrar os canais de compra de uma companhia, irá permanecer em alta. Outra questão que deverá ser mantida em debate é o consumo de papéis e plásticos para fins de pagamento.
E-commerce sem fronteiras
Outra tendência serão os e-commerces cross-border, ou seja, as plataformas de lojas que vendem para clientes de diferentes países da América Latina. Esse é um reflexo da maturidade digital da localidade, já que 75% dos latinos fizeram compras online em 2022. O crescimento projetado pela Beyond Borders é de 34% ao ano até 2025.
Uso de nuvem
Por fim, aumentar a segurança das transações também será uma forte aposta desta indústria. Com os processos cada vez mais digitalizados, o uso de softwares e sistemas de pagamentos com nuvem deverá crescer 28% até 2026. No Brasil, esse será um processo natural já que a digitalização teve uma adesão forte entre as pequenas e médias empresas.