
Eficiência de vendas online é aprovada por 87% dos vendedores, diz HubSpot
Eficiência de vendas online é aprovada por 87% dos vendedores, diz HubSpot
O impacto das redes sociais para as vendas está cada vez mais expressivo e aprovado pelas marcas. Um estudo da HubSpot, uma das referências globais de marketing e vendas, apontou que 87% dos vendedores possuem eficiência em suas estratégias de venda social. Além disso, 59% dos entrevistados alegaram ter registrado aumentado nos resultados em relação ao ano anterior. O forte impacto se deve, principalmente, às mudanças nos padrões de consumo, que vem consolidando as redes sociais como canal de vendas preferido dos últimos tempos.
As redes sociais se tornaram a principal vitrine para os consumidores, com ampliação de ofertas, diversidade de produtos e facilidade em efetuar o pagamento em poucos minutos. Atualmente, a tecnologia disponibiliza botões de acesso para as plataformas financeiras e catálogos, já incorporados aos conteúdos de marketing. Por isso, o estudo categoriza as lojas online como “a maior avenida de compras do mundo”.
“Social Selling” e estratégias orgânicas se destacam
Para chegar até esses dados oficiais, a HubSpot entrevistou mais de 500 profissionais da área. Os dados apontados são uma recorrência do fenômeno “Social Selling” – ou comércio social –, que se tornou a opção preferida para a descoberta de novos produtos online, especialmente entre as gerações Z, millennials e geração X.
As redes sociais também permitiram maior segmentação de clientes e alcance de públicos, inclusive de regiões diferentes. Esse cenário proporciona para as empresas leads que realmente convertem, seja através de anúncios pagos ou de estratégias de marketing orgânicas. O estudo mostra que compartilhamento de conteúdo, e engajamentos de alta performance, tem favorecido o faturamento final das marcas.
Influencers é estratégia para confiança no online
Apesar dos resultados, o estudo HubSpot mostrou também a principal dificuldade das marcas no ambiente online. A construção de confiança com os seguidores e clientes é a maior preocupação entre as empresas novas e pequenas. O aumento de casos de golpes na internet faz com que a desconfiança seja muito presente entre o público.
A solução é apostar em estratégias de prova social, através de parcerias com influenciadores e conteúdos com compradores que validem a marca. Afinal, o estudo mostra que um em cada quatro consumidores já compraram com base em recomendações de influencers. Ainda, 45% dos entrevistados disseram que interagem ativamente com o público para transformar os seguidores em promotores da marca.