UPNews
Novo sistema ultrarrápido da BYD carrega veículos elétricos em 5 minutos

Novo sistema ultrarrápido da BYD carrega veículos elétricos em 5 minutos

Upquery 21 de março

Novo sistema ultrarrápido da BYD carrega veículos elétricos em 5 minutos

A BYD, fabricante chinesa do setor automobilístico, lançou recentemente um novo sistema de carregamento inteligente para carga e recarga de veículos elétricos. Moderno e ultrarrápido, o Super e-Platform permite a recarga de carros em 5 minutos, o que equivale ao tempo necessário para encher um tanque de combustível. Além de rápido, um só abastecimento proporciona 400 quilômetros de rodagem através de picos de carregamento de 1.000 quilowatts (kW). 

A novidade garantiu a BYD uma velocidade de recarga duas vezes superior aos modelos de carregamento Tesla, a sua principal concorrente. A princípio, esta tecnologia estará disponível somente para os veículos BYD nos modelos Han L e Tang L (Tan, aqui no Brasil). Os automóveis já estão em fase de pré-venda na China, com preço a partir de 270.000 Yuans (US$ 37.328) e previsão de entrega para abril. 

A potência do novo sistema

São tecnologias específicas e inovadoras o que garantem a carga ultrarrápida da BYD. Com arquitetura de alta pressão, o Super e-Plataform desenvolveu uma nova geração de chips automáticos de carbeto de silício (SiC) incorporados, o que permite suportar 1.500 V de tensão. Essa é a categoria de chips automotivos desenvolvida para produções em massa, com maior tensão nominal do setor e mercado. 

O sistema também aguenta temperaturas elevadas durante o processo e permite aumentar a velocidade do veículo, o que inibe a sensação de peso e tamanho, ampliando a potência do transporte. Para isso, a marca desenvolveu uma bateria especializada para este modelo, com canais otimizados para íons, reduzindo a resistência em 50%. Essa redução de resistência é o que possibilita a plataforma de carregamento suportar correntes de até mil amperes e as altas taxas de recarga. 

4 mil novas estações

O objetivo da BYD é, aos poucos, transformar os pontos de carregamento em estações ultrarrápidas, driblando um dos desafios para a comercialização de veículos elétricos: o tempo gasto para carregar. Para atender aos novos modelos, a fabricante já está viabilizando a expansão de novas infraestruturas de carregamento no país asiático. A previsão é que 4 mil novas estações de recarga ultrarrápida sejam instaladas em diferentes pontos da China. Porém, a BYD não definiu prazos para as instalações.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios