Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Euro apresenta queda de quase 20% e deixa investidores em alerta

  • Publicado em: 06/06/2022
  • Autor: Upquery
Euro apresenta queda de quase 20% e deixa investidores em alerta

A contínua desvalorização do Euro tem atraído a atenção do mercado de investidores. Enquanto o Dólar está cotado em U$ 4,78 (06/06/2022 – 10h46), hoje o Euro está valendo 5,12 (06/06/2022 – 10h46). De janeiro para cá, a moeda apresentou queda de 19% no Euro PTAX do Banco Central, de acordo com a agência europeia Amundi. 

Essa tem sido uma queda bastante expressiva quando a análise dos últimos anos é feita. Agora no mês de maio, o Euro acabou atingindo a sua cotação mínima em relação ao Dólar, avaliado em um período de cinco anos. 

Levando em conta a cotação do Real, o cenário é positivo para aqueles que querem comprar Euro. Mas, o ponto que ainda está em questão é se o cenário seria favorável para aumento de investimentos. Uma matéria publicada no site “Seu Dinheiro” aponta que especialistas e investidores estão atentos à movimentação do Euro. 

Existe uma previsão para que a desvalorização da moeda se estenda ainda mais dentro dos próximos seis meses. Esse cenário poderia fazer com que a moeda se equiparasse à cotação do Dólar. Além da maior rentabilidade devido a cotação, investir na bolsa europeia é muito valorizado devido a diversidade de setores na carteira. 

Mas, ao que se deve essa queda brusca?

Há seis meses atrás o Euro estava valendo R$ 6 ou mais. Porém, a realidade mudou rapidamente. A atual desvalorização da moeda se deve a uma somatória de fatores econômicos e políticos que desfavorecem o Banco Central Europeu (BCE). Após a pandemia do Coronavírus, a inflação afetou toda a economia global. 

Com a Europa isso não foi diferente: países europeus alcançaram 7,4% de inflamação, quando a meta do BCE era de apenas 2% para o momento atual. Porém, outras circunstâncias desfavorecem uma das moedas tão valorizadas pelos brasileiros. 

Entre elas está a invasão da Rússia na Ucrânia, no leste europeu, que fragilizou ainda mais as inter-relações e as transações do BCE. Além disso, outra potência mundial em crise é a China, considerada uma importante parceira da economia europeia. 

Assim, a probabilidade é que o Euro ainda opere em queda. Mas, o bom cenário para investimentos dependerá das políticas de juros que o BCE poderá ou não aplicar. Caso o banco aprove novas taxas de juros, então, a propensão é que a moeda volte a subir. 

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação