Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Setor de serviços impulsiona crescimento de PIB em 1%

  • Publicado em: 06/06/2022
  • Autor: Upquery
Setor de serviços impulsiona crescimento de PIB em 1%

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro apresentou aumento de 1% no primeiro trimestre de 2022. Em valores práticos, isso representa R$ 2,2 trilhões. O crescimento econômico é referente a janeiro e março deste ano e foram divulgados no final da semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).  

Os dados apontam que o setor de serviços e comércio foi o principal responsável pelo crescimento do PIB. Esse foi um segmento da indústria muito impactado pela crise e pandemia do Coronavírus. Por isso, mesmo com a inflação e os juros altos, o setor tem encontrado espaço para retomar o fortalecimento das suas atividades. 

Os serviços prestados de maior destaque são os direcionados para às famílias, como alojamento e alimentação. O IBGE também apontou outros destaques de aumento e queda no crescimento econômico deste semestre avaliado. Veja a lista completa do PIB para esse 1º trimestre:

  • Serviços: 1%
  • Indústria: 0,1%
  • Agropecuária: -0,9%
  • Consumo das famílias: 0,7%
  • Consumo do governo: 0,1%
  • Investimentos: -3,5%
  • Exportações: 5%
  • Importação: -4,6%
Brasil sobe no ranking de crescimento

Em uma análise geral, o crescimento de 1% já foi suficiente para realocar o Brasil no cenário econômico mundial. Conforme o site da CNN, o Brasil ficou em 9° lugar no ranking de crescimento das economias. 

Essa compilação foi realizada pela agência de classificação de risco Austin Rating. O resultado colocou o Brasil à frente de países europeus como Reino Unido, que teve alta inferior a 1% (0,8%) para o mesmo período de análise. 

Crescimento contínuo

Levando em conta os balanços periódicos, esse é o terceiro resultado positivo do PIB brasileiro, após recuo de 0,2% no segundo trimestre de 2021. Assim, fica 1,6% acima do patamar do quarto trimestre de 2019, período anterior à pandemia do coronavírus. 

O PIB é a somatória de todos os bens e serviços produzidos no país. Por isso, é considerado o principal indicador utilizado para medir a evolução da economia. Mas, apesar desse percentual favorável, por outro lado, o PIB segue 1,7% abaixo da melhor marca histórica, registrada em 2014. 

Além disso, apesar da recuperação do produto interno, a média ainda é considerada um pouco desfavorável com a realidade registrada antes da crise econômica do Coronavírus.  

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação