A Nvidia apresentou o Halos for Robotics, um sistema de segurança desenvolvido para robôs humanoides que operam próximos de seres humanos em ambientes de trabalho. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (22) pelo CEO Jensen Huang durante uma conferência sobre inteligência artificial (IA). A tecnologia tem como base recursos já testados pela fabricante em seus veículos autônomos, apresentados em março de 2025.
Esse lançamento surge em um momento em que a indústria de robótica busca formas padronizadas de comprovar, junto a órgãos reguladores e clientes corporativos, que robôs humanoides podem operar com segurança ao lado de seres humanos. A fabricante afirma que a ferramenta é o primeiro sistema de segurança “full-stack” da indústria voltado para robótica e inteligência artificial física que opera próxima de pessoas.
Segundo a Nvidia, robôs humanoides só conquistarão a confiança necessária para trabalhar ao lado de humanos se forem capazes de lidar com decisões tomadas em frações de segundo. A Nvidia já conta com parceiros neste novo mercado. A Agility Robotics é a primeira empresa a adotar o Halos for Robotics. Seu robô humanoide Digit, projetado para tarefas industriais em logística, manufatura e armazenagem, está atendendo clientes como Amazon, GXO, Schaeffler e a fábrica canadense da Toyota.
Como funciona a tecnologia
A inovação da Nvidia propõe uma arquitetura segura ao integrar capacidade computacional de IA, software de segurança, dados de sensores, aplicações específicas e processos de inspeção técnica. A base computacional do robô utiliza o chip industrial NVIDIA IGX Thor, que já conta com recursos de segurança incorporados, combinado ao software Halos Core, responsável pelas funções operacionais relacionadas à segurança.
Além disso, a fabricante criou o NVIDIA Halos AI Systems Inspection Lab. Segundo a empresa, trata-se do primeiro programa do mundo credenciado pelo ANSI National Accreditation Board (ANAB) para avaliação de segurança funcional de sistemas de IA física. O laboratório auxilia parceiros na preparação de integrações com o Halos para certificações externas por entidades como TÜV Rheinland, UL Solutions, TÜV SÜD, exida, SGS e CertX.
Testes com a Siemens
Em abril, a Nvidia já havia realizado testes em parceria com a Siemens utilizando o robô humanoide HMND 01, da fabricante britânica Humanoid, em uma fábrica de eletrônicos da Siemens, em Erlangen, na Alemanha. Como resultado, o robô operou de forma autônoma por mais de oito horas, concluindo mais de 90% das tarefas designadas e movimentando cerca de 60 contêineres por hora.
“Fábricas do futuro exigem robôs capazes de perceber, raciocinar e se adaptar de forma autônoma ao lado de trabalhadores humanos”, afirmou Deepu Talla, vice-presidente de Robótica e IA de Borda da Nvidia, sobre os testes realizados com a Siemens.