Google compra startup de IA para competir com o TikTok
- Publicado em: 03/11/2022
- Autor: Upquery

O crescimento do TikTok tem feito com que gigantes se aprimorem. Se mantendo competitivo no mercado, o Google comprou a Alter com o intuito de abrir concorrência a rede social chinesa. A empresa em questão é uma startup que desenvolve avatares a partir de Inteligência Artificial (IA).
A sua tecnologia possibilita fazer a integração tanto com games quanto com o metaverso. Assim, tudo indica que o Google irá utilizar das soluções da sua mais nova aquisição para aumentar a sua competitividade com o TikTok, mídia focada em vídeos de curta duração.
Ainda não é de conhecimento geral de qual forma a startup contribuirá para os projetos do Google. Mas, a tendência é que a novidade seja direcionada ao YouTube Shorts, versão do Google em vídeos em formatos curtos.
Esse espaço do canal já vem sendo um sucesso desde o ano passado, atingindo 1,5 bilhões de usuários ativos por mês. Agora, com a compra da Alter, os shorts poderão ganhar versões exclusivas, aumentando ainda mais a sua abrangência frente aos internautas.
TikTok vira ferramenta de buscas
Ao que parece, a massiva adesão à rede social chinesa estaria fazendo com que o Google perdesse espaço na sua principal função: a busca na internet. Os usuários do TikTok mudaram o seu comportamento, hoje usando a própria rede para fazer buscas específicas como restaurantes e produtos.
Essa mudança aconteceu de forma orgânica, contando com a facilidade do público em localizar informações e lugares sem precisar sair do aplicativo. Um dos principais agravantes para essa adesão estaria ligado especialmente aos influenciadores ativos no TikTok.
Inteligência Artificial no Google
Apesar das vantagens Alter, o Google já vinha investindo bastante em IA nos últimos anos. A empresa de buscas coloca esse tipo de tecnologia no centro de seus conjuntos de produtos e das suas funcionalidades. Assim, a IA pode ser vista em modelos de aprendizado de idiomas e em geradores de imagens.
Estimado em aproximadamente US$ 100 milhões, o negócio entre Google e Alter foi fechado há dois meses. Porém, as tratativas foram feitas de forma sigilosa e, somente na última semana, o Google confirmou a compra. Entretanto, os detalhes dos termos financeiros não foram informados.
Alter em destaque
A nova aquisição do Google começou a ser evidenciada pelos próprios funcionários Alter. O cofundador e diretor de operações da startup, Jonathan Slimak, recentemente fez alterações em sua conta do LinkedIn.
A modificação confirma que Slimak editou uma nova posição em seu perfil: “Construir avatares no Google”. A Alter tem a sede nos Estados Unidos e na República Tcheca e teve o seu início através de uma plataforma de avatar plug – and – play para redes sociais e jogos.
Ano passado, a startup contou com diferentes investimentos provindos de marcas como Play Venture e Rose Venture. Somente o Twitter já investiu cerca de US$ 3 milhões na empresa.