Elon Musk demite CEO do Twitter após assumir a empresa
- Publicado em: 28/10/2022
- Autor: Upquery

Elon Musk recém assumiu o Twitter e já está fazendo as prometidas mudanças na empresa. Após meses de longas tratativas, o magnata finalmente fechou o acordo de compra em US$ 44 bilhões nesta última quinta-feira, 27 de Novembro de 2022.
Assim, o empresário prontamente assumiu o comando do Twitter e demitiu o atual CEO, Parag Agrawal. Além dele, outros executivos de alto escalão também foram mandados embora, como o CFO Ned Segal. Alterações também já surgiram no próprio perfil do Twitter de Musk.
O até então considerado o homem mais rico do mundo alterou a sua bio para “Chief Twit”. E, em seguida, um vídeo do empresário da sede da sua mais nova aquisição foi compartilhado nas redes.
Reformulação do Twitter
Elon Musk já havia demonstrado interesse em fazer diversas mudanças na gestão caso assumisse a empresa de mídias sociais. Entre as principais ordens do novo dono estão as demissões. Fora os executivos de alto escalão, a proposta é demitir 75% dos atuais funcionários do Twitter.
De acordo com entrevista do Washington Post, Musk possui severas críticas às políticas de moderação de conteúdo aplicadas hoje em dia pela organização. Para ele, a equipe teria um “forte viés de esquerda”. Tanto que uma das possíveis alterações de Musk deverá ser a reativação de contas do ex-presidente americano, Donald Trump.
O político foi banido da rede social ano passado, logo após um motim no Capitólio. O Twitter afirmou que tomou a decisão “devido ao risco de mais incitações ao ódio”. Outra pessoa que teve a conta banida e que Elon Musk dá apoio é o cantor Kanye West.
Mudanças na experiência do usuário
Mas, o que pode mudar para quem tem uma conta no Twitter? Elon Musk defende muito a “liberdade de expressão” e, por isso, tende a alterar algoritmos de conteúdos e tornar mais maleável as regras de moderação.
Uma grande mudança que pode ser implementada, porém, é o Aplicativo X. Semelhante ao modelo do WeChat, da TenCent da China, esse seria um app móvel que reuniria serviços distintos em uma única ferramenta, como mídias sociais, entrega de alimentos, mensagens e pagamentos.
Outra mudança de experiência é que botão de editar postagens também poderá ficar disponível para todos os usuários. Por fim, a nova gestão pode afetar o site do Twitter, ao permitir a cobrança de pequenas taxas e reduzindo o número de contas falsas e spams.
Longas negociações
A possível compra do Twitter pelo dono da Tesla já vem sendo negociada desde abril. Porém, alguns problemas entre Musk e a empresa adiaram o acordo final. Em abril o Twitter estava sendo avaliado em US$ 54,20 por ação. Mas, em julho, Musk quis desistir formalmente da compra.
Para ele, a empresa havia o enganado conscientemente sobre a presença de bots no site, o que fez com que o empresário entrasse com uma ação contra o Twitter. Porém, dia 3, Musk voltou atrás nas suas decisões e retomou a negociação nos termos iniciais, suspendendo o julgamento agendado para o dia 17 de outubro, em Delaware.