Itaú permitirá PIX utilizando saldo de outros bancos
- Publicado em: 27/10/2022
- Autor: Upquery

O Itaú Unibanco irá flexibilizar a forma de fazer transações bancárias via PIX. A partir de novembro, a instituição financeira irá liberar uma nova ferramenta para os seus clientes pessoas físicas: o iniciador de pagamentos. Assim, membros do banco vão poder fazer pagamentos instantâneos pelo aplicativo Itaú, porém, usando também os saldos de contas existentes em outros bancos.
Essa modificação na ferramenta PIX pelo Itaú simplificaria as transações, fazendo com que o usuário agilize demandas e economize tempo. Antes de confirmarem esse recurso ao público, o Itaú realizou testes com uma pequena base de funcionários e clientes.
Agora, a instituição já confirmou que a novidade estará liberada na segunda quinzena de novembro e que o processo será realizado em etapas. Primeiro, o benefício será dado aos mais de 90 mil funcionários do Itaú. Depois, os mais de 30 milhões de clientes terão acesso ao iniciador de pagamentos.
Autorização para o banco
Para que o aplicativo Itaú possa ter acesso às outras contas bancárias, o cliente deverá fazer uma espécie de autorização ao banco. Assim, irá permitir que a instituição financeira faça os pagamentos por ele através do Open Finance. Essa é uma ferramenta que permite o pagamento por PIX no comércio virtual simplificando etapas.
Neste momento, o iniciador de pagamentos iria ser aplicável somente ao PIX. Mas, a ideia do Banco Central é futuramente inserir outras formas de pagamento dentro do sistema. O Itaú, entretanto, busca usar este novo recurso para atrair novos clientes e se tornar referência em gestão financeira.
“O cliente poderá contar com a experiência dos canais Itaú para a gestão de suas contas em outras instituições com maior facilidade. Nossa ambição é nos tornarmos o principal canal de gestão financeira por escolha de nossos próprios clientes”, afirma Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú.
Bradesco e Banco do Brasil
A adesão do Itaú neste meio de fazer pagamentos não é necessariamente uma novidade. Entretanto, aponta uma tendência de mercado. Bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil também já contam com a operação. O Bradesco liberou os iniciadores de pagamentos ainda neste mês de outubro.
Já o Banco do Brasil permite que o usuário faça PIX de outros bancos sem sair do aplicativo há mais tempo. Assim como o Itaú, esses bancos estão incluídos na lista das poucas instituições financeiras habilitadas pelo Banco Central para operarem como iniciadores de pagamento. Além desses bancos, BTG Pactual e competidores digitais também teriam a habilitação.