Instagram testa agendamento de posts e Reels via aplicativo
- Publicado em: 24/10/2022
- Autor: Upquery

Já faz bastante tempo que o Instagram deixou de ser apenas uma rede social pessoal para ser também um canal comercial. Por isso, a Meta tem testado uma antiga carência entre os produtores de conteúdo: o agendamento de postagens e Reels diretamente pelo aplicativo.
Caso aprovado, este novo recurso permitirá que qualquer usuário (de contas profissionais ou pessoais) programe as suas publicações sem precisar instalar outros aplicativos. O agendamento possibilitará escolher entre datas futuras em um prazo de 90 dias. De forma específica, a novidade configura horas e minutos exatos para a liberação de conteúdos e vídeos.
Atualmente, para agendar publicações, os usuários do Instagram precisam recorrer ao aplicativo do Meta Business Suite, ao Estúdio de Criação ou a ferramentas terceirizadas. Assim, os usuários conseguem programar diretamente pelo Instagram somente transmissões ao vivo.
Mais organização para criadores de conteúdo
Os testes desse recurso foram confirmados pela própria Meta diretamente para o site Mashable. Os usuários beneficiados com as testagens, inclusive, tiraram prints e divulgaram como funcionaria o processo de agendamento.
Conforme o divulgado, para fazer a programação, o usuário deverá iniciar e carregar o conteúdo como de costume. Então, poderá fazer as devidas edições direto no aplicativo e, antes de publicar, irá escolher a opção intitulada “Configurações avançadas”.
A alternativa estará disponível na mesma tela onde atualmente se consegue adicionar localização e marcações em publicações. Ali, será possível encontrar a seguinte opção: “Agendar esta postagem”. Além do agendamento, o novo recurso do Instagram também disponibilizará uma seção para que o usuário visualize todos os posts ou Reels já programados no perfil.
Isso garante maior organização e planejamento, facilitando alterações e reagendamento, caso seja necessário.
Sem confirmações ou prazos
O agendamento direto, porém, está em fase experimental e está disponível somente para uma pequena parcela de usuários ao redor do mundo. Por isso, não existe garantia de que esse recurso será, de fato, aprovado pelo Instagram.
Fora isso, como é meramente um teste, o agendamento pode ser disponibilizado em outros formatos. Afinal, a Meta não trouxe mais detalhes sobre o experimento, muito menos definiu algum prazo para a liberação do recurso para todos os membros da rede social.