Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

IA: mais de 70% das empresas terão dificuldades em 2024 pela falta de domínio da tecnologia

  • Publicado em: 29/11/2023
  • Autor: Upquery
IA: mais de 70% das empresas terão dificuldades em 2024 pela falta de domínio da tecnologia

Está mais do que comprovado que a Inteligência Artificial (IA) se tornou essencial para o sucesso e competitividade entre negócios e organizações. Mesmo assim, um novo estudo, realizado pela empresa americana Business Talent Group, mostra que 71% das empresas encontram dificuldades na implementação da tecnologia e poderão ser prejudicadas em 2024.

A falta de domínio sobre o assunto, especialmente quanto à IA generativa, poderá deixar muitas organizações para trás em um mercado cada vez mais concorrido. O relatório “Índice de competência de 2023” detectou tendências no uso de tecnologias avançadas nos trabalhos da atualidade. A grande maioria das empresas ainda encontram dificuldades internas na integração eficiente de IA em seus fluxos de processos não técnicos.

Assim, os benefícios do ChatGPT e outras soluções ainda são pouco explorados. Isso porque, periodicamente, a IA ganha novas implementações. Além do baixo domínio das ferramentas e aplicações de modo geral, os principais desafios que as empresas enfrentam envolvem a falta de clareza sobre regulamentações IA, equipes de liderança sênior pouco preparadas e preocupação quanto à segurança de dados.

Mercado exigente

Além da Inteligência Artificial, o estudo também apontou que Ciências de Dados e aprendizado de máquinas são habilidades que seguirão sendo muito exigidas. A demanda para especialistas nesses assuntos está 100% maior do que em outros anos. Com as atualizações constantes em IA generativa, essa é uma tendência que deverá se intensificar.

O estudo mostra que o pouco conhecimento dos profissionais sobre maneiras eficientes de usar IA poderão afetar os empregadores. Com base no avanço da IA generativa, o Fórum Econômico Mundial fez uma previsão de que a tecnologia movimentaria US$ 14 bilhões nos próximos meses. Mas, o atual cenário conclui que, sem a devida adequação, essa estimativa possivelmente será retardada pela falta de conhecimento necessário.

Alternativas para crescer com IA

Para manter-se competitivas, as empresas devem buscar por conhecimento e capacitação em tecnologias emergentes. Os especialistas em carreiras e liderança americanos estimulam os gestores, em um primeiro momento, a conscientizar as suas equipes sobre a importância da inteligência artificial.

Mas, além disso, existem outras medidas que podem ser adotadas para diminuir a lacuna interna sobre o assunto. Entre as principais está o treinamento de equipes e lideranças e a contratação de consultores externos especializados em IA. Outra possibilidade é montar um grupo focal entre os departamentos para debater e explorar o assunto com maior eficácia.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação