Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Drex: mais de 80% dos brasileiros ainda não conhecem a moeda digital

  • Publicado em: 23/11/2023
  • Autor: Upquery
Drex: mais de 80% dos brasileiros ainda não conhecem a moeda digital

O Real Digital possivelmente transformará a maneira de usar dinheiro no Brasil. Mas, apesar disso, a maioria dos brasileiros ainda sabem muito pouco sobre o assunto e os seus benefícios. Uma pesquisa feita pelo TecBan e o Datafolha apontou que 82% da população não tem conhecimento sobre a moeda digital que está sendo desenvolvida pelo Banco Central (BC).

Apenas 18% das pessoas conectadas à internet atualmente sabem do que se trata o Drex. O levantamento foi encomendado pela TecBan e implementado pelo Datafolha recentemente. Para o gerente de plataformas digitais do BC, Luiz Fernando Ribeiro Lopes, a realidade dos dados é controversa ao forte interesse dos brasileiros por novidades e tecnologias.

1.500 pessoas ouvidas

O Drex é mais uma implementação na agenda de inovações do BC após o lançamento do Pix e do Open Finance. O Real digitalizado é um depósito tokenizado que focará em transações programáveis de ativos. Dessa maneira, a novidade está sendo desenvolvida em uma plataforma DLT, funcionando com as mesmas tecnologias das redes de blockchain.

Os dados da pesquisa “Relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros e com caixas eletrônicos” trouxe uma análise dos hábitos em relação aos métodos de pagamentos e às instituições financeiras. Ouvindo 1.519 pessoas de todas as classes sociais, o levantamento foi realizado online entre 25 de setembro e 6 de outubro.

Ainda é cedo para a popularização do Drex

Apesar dos números, o Banco Central tem uma visão positiva para o cenário, acreditando que a desinformação seja passageira. O projeto piloto do Drex ainda está em fase de testes e será lançado somente no final de 2024. Até lá, a expectativa é que os brasileiros tomem maior conhecimento sobre a moeda digital e as suas vantagens.

A fase de testes do novo sistema inclui outras instituições e empresas como Itaú, Santander, Microsoft, AWS, BTG Portugal e a própria TecBan. Por isso, a população ainda não tem acesso aos sistemas para que possam conhecer e experimentar a tecnologia de modo prático.

“Assim como aconteceu com o Open Finance, temos ainda muitas oportunidades para ensinar as pessoas sobre os casos de uso do Real Digital e as suas implicações no dia a dia”, afirma Lopes. Para isso, o BC deverá explorar a validação de temas como segurança e privacidade e escalabilidade para quebrar a barreira do desconhecimento.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação