Mastodon: conheça a rede social que está crescendo após a venda do Twitter
- Publicado em: 10/11/2022
- Autor: Upquery

Após o magnata e empresário Elon Musk comprar o Twitter, outras redes sociais começaram a ganhar espaço no mercado digital. Esse é o caso da Mastodon, plataforma alemã que ganhou milhares de novos adeptos nesta última semana. A rede social federativa registrou a marca de mais de 1 milhão de usuários ativos nesta segunda-feira, 7 de Novembro de 2022.
Precisamente, já são 1.028.362 contas cadastradas no Mastodon, que surge como uma alternativa para os adeptos do Twitter e dos seus antigos processos. Com as demissões em massa e as alterações aplicadas por Musk, o salto de novos usuários no Mastodon nos últimos dias foi bastante expressivo.
De acordo com o especialista em mídias sociais da Universidade de Massachussets, Ethan Zuckerman, este é um crescimento recorde. “Entraram mais seguidores no Mastodon na última semana do que nos cinco anos anteriores”, garante o especialista.
Como funciona o Mastodon?
O Mastodon foi criado pelo programador alemão Eugen Rochko em 2016 e desponta como uma rede alternativa ao Twitter. Esta é uma rede social que faz parte do chamado “Fediverso”, uma rede descentralizada e interligada a servidores operados de forma independente.
Ou seja, o Mastodon não é administrado por uma empresa como é o caso do concorrente Twitter e do próprio Facebook. O controle da rede é feito por milhares de servidores e, na sua maioria, por administradores voluntários que unificam o sistema dentro da federação.
Mesmo com as suas peculiaridades, o Mastodon funciona de forma semelhante ao Twitter. As famosas hashtags também são uma grande aposta das postagens desta rede social, assim como os internautas podem compartilhar seus pensamentos e encontrar compartilhamentos de temas políticos, entretenimento e até mesmo memes.
Os adeptos do Mastodon defendem que a experiência na rede social é diferenciada justamente por conta da sua abordagem descentralizada. No Mastodon, cada usuário escolhe o seu próprio provedor e até mesmo pode executar a sua própria instância da rede social.
Os números concorrentes
Apesar do crescimento, o Mastodon ainda tem um longo caminho a percorrer quando comparado aos seus concorrentes mais diretos. Afinal, hoje o Twitter possui 238 milhões de usuários ativos, enquanto o Facebook tem 1,98 bilhões.
Além disso, atualmente a desvantagem do Mastodon está justamente na sua maneira descentralizada de operar. Uma das principais dificuldades da plataforma está em os usuários conseguirem localizar outras pessoas que tenham interesse de seguir na rede social.