Bitcoin busca recuperação após colapso envolvendo a FTX
- Publicado em: 11/11/2022
- Autor: Upquery

As criptomoedas buscam reação após uma crise de liquidez envolvendo a FTX. Nesta última semana, o escândalo e desvalorização da corretora afetou todo o sistema de criptoativos. Entretanto, nas últimas horas, o Bitcoin apresentou ganhos de 7,96%, ficando cotado em US$ 17.329,06 nesta sexta-feira.
Outras moedas também apresentaram crescimento. A Ethereum, inclusive, teve uma valorização maior que o Bitcoin, registrando 9,71% de aumento e uma cotação de US$ 1.273,03. Com o colapso registrado pelo corretora, o Bitcoin caiu para o menor índice já registrado nos últimos dois anos.
Ao todo, o ativo teve uma queda de 10,26% em aproximadamente 24 horas. Como resultado deste cenário, tiveram empresários de criptomoedas que chegaram a perder mais de 90% de sua “fortuna”.
Por dentro da crise
O mercado de criptos já vem demonstrando volatilidade ao longo de todo o ano. Entretanto, o maior agravante do problema eram as incertezas envolvendo o mercado global. Desta vez, os investidores se mostram temerosos após uma crise sistêmica no ecossistema de criptomoedas.
Na última semana, o token TTX da FTX apresentou uma desvalorização de mais de 30% no mercado, instaurando um colapso para a corretora de Sam Bankman-Fried. Com isso, a alternativa da FTX foi travar os saques de seus clientes e recorrer para uma negociação com a corretora Binance.
Frente a toda essa crise, a companhia de criptos da China teria sinalizado um acordo inicial que confirmava o interesse em comprar a FTX, até então sua concorrente direta.
Instabilidade deverá continuar
Apesar da recente recuperação das criptomoedas, os efeitos causados pela última crise da FTX deverão permanecer nas próximas semanas. Com o colapso da corretora, outras companhias foram afetadas, como é o caso de empresas de empréstimos que tiveram os seus saques pausados.
Por isso, a situação envolvendo a FTX deve ser monitorada entre os investidores de criptos. O que irá ditar as valorizações no mercado são justamente as tratativas entre a FTX e a Binance. Enquanto, isso confira os ativos que mais apresentaram crescimento neste último dia:
Tabela divulgada no Estadão.