Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Novos robôs de IA trabalham na detecção de doenças do campo

  • Publicado em: 20/03/2024
  • Autor: Upquery
Novos robôs de IA trabalham na detecção de doenças do campo

A tecnologia de IA (Inteligência Artificial) está expandindo os seus recursos de atuação nas áreas rurais e de agropecuária. “Théo”, um novo robô que utiliza recursos de IA para erradicar doenças de campo, foi lançado pela empresa H2L Robotics no intuito de minimizar os prejuízos no segmento.

O modelo de robótica de alta tecnologia opera na Europa para detectar doenças em flores. Atualmente, os experimentos estão acontecendo na Holanda, mais precisamente em plantios de tulipas, a flor simbólica do país. Dezenas de unidades estão trabalhando nos campos para garantir flores mais saudáveis para o verão, período de alta temporada no turismo.

Como o robô detecta as doenças?

A detecção de chagas e doenças é um trabalho minucioso e delicado, por isso, passível de erros. Entretanto, o robô substitui a mão de obra humana, executando tarefas com maior agilidade e precisão, devido ao suporte matemático e tecnológico da IA.

Com a máquina, cada planta passa por uma análise aprofundada através de sensores de câmeras localizadas na sua dianteira. A tecnologia permite que milhares de fotografias sejam tiradas do plantio para maior precisão de análises. Ou seja, os recursos funcionam como uma triagem avançada da plantação, porém, oferecendo recursos adicionais.

Além do monitoramento, Theo também opera na remoção das flores danificadas e mudas doentes, caso sejam identificadas. Essa tarefa é essencial para que as doenças de campo não se propaguem. A máquina também é munida por informações prévias sobre as características das tulipas.

Principal benefício da máquina

Assim, consegue detectar rapidamente condições que prejudiquem seu desenvolvimento e que deixem o seu bulbo enfraquecido. Apesar de estar sendo usados para um segmento específico, o exemplo demonstra como a IA é uma tendência para o campo em uma forma geral.

Isso porquê a principal vantagem deste tipo de investimento é o ganho de produtividade na agropecuária e plantações. Por substituir o trabalho humano, a máquina consegue trabalhar por muitas horas sem cansar, usando apenas as coordenadas inteligentes.

Preço de um carro de luxo

A empresa H2L Robotics escolheu o nome “Theo” como forma de homenagear um fazendeiro da costa do Mar Norte holandês. Atualmente, 45 unidades de modelos se encontram em atividade. Entretanto, a máquina ainda está sendo comercializada por um preço bastante elevado.

No valor de 185 mil Euros, o que corresponde a 1 milhão de reais na cotação atualizada e sem impostos, o valor ultrapassa a de um carro de luxo. Além disso, alguns especialistas afirmam que a velocidade máxima de Theo é menor que 1 km por hora, o que seria uma possível limitação.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação