OpenAI desenvolverá ferramenta de buscas para competir com Google
- Publicado em: 16/02/2024
- Autor: Upquery
A gigante de tecnologia Google deverá ganhar fortes concorrentes em breve. A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, está trabalhando em sua própria ferramenta de buscas e pesquisas. A proposta da startup é atualizar as funcionalidades da marca, competindo diretamente com o Google.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 14, pelo site The Information. Conforme eles, a OpenAI estaria desenvolvendo um serviço de pesquisas online em parceria com a Microsoft. Assim, a estrutura do Bing será usada juntamente com Inteligência Artificial (IA) nas operações da ferramenta.
Entretanto, ainda não se sabe se a novidade funcionará de modo integrado ao popular ChatGPT ou se as suas funcionalidades serão à parte. As empresas envolvidas ainda não se pronunciaram sobre o assunto e ainda não deram mais detalhes sobre o recurso.
Espaço no mercado de buscadores
Em conjunto, a OpenAI e Microsoft buscarão trabalhar com uma abordagem com técnicas e conhecimentos superiores aos atuais mecanismos tradicionais de buscas. O Bing, plataforma que deverá fazer parte do desenvolvimento do novo mecanismo, também é uma solução de buscas da Microsoft.
A empresa de Bill Gates há muito tempo busca expandir a sua participação no mercado de buscadores. Desse modo, a parceria com a OpenAI é vista como um acelerador para os resultados em relação ao objetivo, deixando o mercado de pesquisas online mais competitivo. Entretanto, esse não seria a única ferramenta de buscador a aderir ao IA.
Atualmente, a ferramenta disponível para iOS, “Browse For Me”, da Arc Search, entrega recursos de personalização de buscas para os seus usuários. O aplicativo disponibiliza seis sites que combinam informações e permitem criar textos a partir desses resultados.
OpenAI lança versão atualizada
Essa nova ferramenta de busca faria parte das várias pequenas atualizações da OpenAI. Nesta terça-feira, 13, a empresa confirmou que deseja investir mais na memória do chatbot do ChatGPT. Para isso, uma nova versão do bot foi lançado para potencializar o armazenamento da ferramenta.
A atualização irá permitir recuperar informações antigas para usá-las no futuro com maior precisão. Essa é uma resposta da empresa para fazer do ChatGPT um verdadeiro assistente digital, competindo com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon.