UPNews
Pressionado por rivais de IA, Google lança IA Mode com buscas personalizadas

Pressionado por rivais de IA, Google lança IA Mode com buscas personalizadas

Upquery 22 de maio

Pressionado por rivais de IA, Google lança IA Mode com buscas personalizadas

Com o avanço de soluções inteligentes como ChatGPT, Claude e IA Perplexy, o Google lançou uma nova atualização integrada à ferramenta de buscas para manter-se competitivo no mercado. Nesta terça-feira (20), a companhia apresentou o novo IA Mode, na conferência I/0. O recurso propõe modificar a maneira como os usuários irão interagir através do navegador. 

Mais parecido com uma assistente digital do que um motor de busca, a inovação transformará as interações em respostas interativas, personalizadas e ações automatizadas. Mantendo o IA Mode ativado, o buscador não exibirá apenas uma lista de links e, sim, respostas completas em linguagem natural. Entretanto, até o momento, a novidade está disponível somente nos Estados Unidos. 

Investimento em personalização

Através do acesso de múltiplas fontes de dados, o Google permitirá diferentes funcionalidades para personalização de navegação, como o Deep Search, o Search Live e o Project Mariner. O Deep Search irá aprofundar os temas complexos ao analisar múltiplas fontes disponíveis na internet. O Search Live é uma funcionalidade que permitirá ao usuário interações diretas com voz e vídeo. 

O Project Mariner executará tarefas de navegação automáticas. Os acessos diretos a partir das buscas poderão auxiliar na organização de viagens, compra de passagens e comparativo de preços, por exemplo. Ainda, com a autorização de acesso aos históricos de navegação, o IA Mode poderá cruzar informações de outros aplicativos do Google, como Gmail, Maps e outros. 

Google perde espaço

O tráfego de buscas na plataforma do Google tem apresentando quedas significativas nos últimos tempos. Devido a popularização e avanços de IA, a empresa vem sendo pressionada pelo crescimento acelerado de outras soluções e organizações inteligentes. Esses concorrentes acabaram atraindo o público que, anteriormente, tinha o buscador do Google como referência para pesquisas diretas, dúvidas e exploração de conteúdo.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios