Segurança: 80% dos apps para Android não seguem regras de privacidade da Play Store
- Publicado em: 24/02/2023
- Autor: Upquery

A segurança e a privacidade de aplicativos compatíveis com dispositivos Android estão mais em risco do que o esperado. Apesar das tantas normas exigidas para as políticas de dados e informações, softwares exibidos no Play Store apresentam falhas e irregularidades que podem afetar a usabilidade de diferentes apps com alto percentual de downloads.
Conforme uma pesquisa feita pelo Mozilla, 80% dos aplicativos mais populares da loja de vendas não seguem algum tipo de regra de privacidade. A análise incluiu 40 apps classificados entre os mais usados, confirmando que muitas não comprem se quer regras próprias de privacidade pré-estabelecidas.
Essa prática não só é vista como irregularidade para os desenvolvedores como acaba dificultando a vida e a usabilidade dos próprios usuários. Entre os aplicativos avaliados na pesquisa estão redes sociais famosas como Twitter e Facebook e, também, games como GTA (Grand Theft Auto) e Candy Crush.
Os principais problemas encontrados
A pesquisa aponta que os problemas de segurança são variados entre as dezenas de aplicativos. Entretanto, a coleta indevida de dados, assim como informações compartilhadas além do informado para os usuários e para o próprio Google, está entre os pontos principais.
O Mozilla também constatou que a política de privacidade exibia informações diferentes na página do Google e na exibição do Play Store. Assim, o “formulário de segurança de dados”, que deve ser preenchido por servidores, contou com informações enganosas e com omissão de dados. A pesquisa diagnosticou, inclusive, formulários sem preenchimento de quaisquer dados.
Além disso, muitos relatórios de aplicativos foram gerados de forma imprecisa e incompleta. Do mesmo modo, essas mesmas políticas dos aplicativos são responsáveis por oferecem falhas que permitem brechas para as coletas indevidas de várias informações.
Avaliação de aplicativos
Além da pesquisa quanto à privacidade e segurança, o Mozilla também trouxe um balanço sobre a aceitação dos aplicativos disponibilizados no Play Store. Dos 40 aplicativos analisados, 40% deles foram considerados ruins. Entre eles estão nomes bem populares como Twitter, Facebook, Snapchat e Messenger Meta, além dos jogos como GTA (Grand Theft Auto) e Mine Craft.
Já os aplicativos do Youtube e do Google Maps estão classificados entre as 25% das tecnologias consideradas medianas que, portanto, precisam de melhorias quanto às políticas de privacidade e segurança. Por fim, 15% foram apontados como “Ok” pela pesquisa.
Assim, Google Play Games e os jogos Subway Surfers e Candy Crush Saga estariam entre os poucos apps populares que divulgaram corretamente as suas informações. Ainda, 7,5% dos softwares levantados pela pesquisa não preencheram as informações solicitadas pela marketplace.