Sustentabilidade: Tesla atinge marca de 1 milhão de carros vendidos na Europa
- Publicado em: 25/10/2023
- Autor: Upquery

A expansão da Tesla no mercado europeu está cada vez mais consistente. Após 14 anos desde a sua primeira entrega na Europa, a fabricante norte-americana acaba de alcançar a marca de 1 milhão de carros elétricos (EV) vendidos no continente. A montadora de Elon Musk recentemente registrou a venda de 5 milhões de elétricos comercializados em todo o mundo.
Com isso, a Europa acaba de representar um quinto das vendas totais da Tesla, obtendo uma taxa de vendas superior a US$ 300 mil ao ano. A primeira comercialização local da Tesla aconteceu em 2009 com entregas limitadas do modelo Roadster. Os números atuais seriam uma resposta dos próprios países europeus em adotar uma energia mais sustentável.
A empresa demonstrou satisfação com essa marca através de uma nota publicada na rede social X na sexta-feira, 20. “Hoje atingimos 1 milhão de veículos Tesla nas estradas de toda a Europa. Obrigada aos nossos proprietários e apoiadores por nos ajudarem a acelerar a transição para a energia sustentável”, comunicou oficialmente a companhia.
Ameaça para os fabricantes europeus
Atualmente, a Tesla já representa 12% do segmento total de automóveis plug-in, significando 3% do mercado total de veículos EV. Cada vez mais forte nos países europeus, a Tesla se tornou também uma forte ameaça para os fabricantes locais. Estatísticas de vendas atuais mostram que a montadora americana colocou dois de seus modelos no topo da lista dos carros elétricos mais vendidos da Europa.
Os dois destaques em vendas seriam o mais recente Model 3 e o Model Y, produzido na Alemanha. Por isso, em julho, previsões do mercado já apontavam uma forte tendência da companhia americana em se tornar a maior fabricante em solo alemão. Mas, além disso, outras questões podem favorecer o crescimento da Tesla na Europa, como a preocupação da União Europeia quanto a expansão chinesa ou a exportação de carros para o país asiático.
Carros estão mais acessíveis
Além dos veículos Model 3 e Model Y a Tesla atualmente também trabalha com o Model S e o Model X. Ao contrário da primeira unidade comercializada na Europa em 2009, hoje os preços se encontram até 50% mais baratos. Naquela época, o valor do modelo original Roadster ultrapassava os 100 mil euros. Agora, a Tesla está apostando na expansão da sua rede de carregamento em solo europeu.
Atualmente, a marca opera com mil estações de carros e 13 mil superchargers individuais. Os fãs da marca e os analistas aguardam pela chegada do Cybertruck ao mercado europeu. Por isso, a aposta é que a Tesla comercialize 1 milhão de novos carros elétricos muito antes do esperado.