Threads: Meta lança nova rede social para concorrer com Twitter
- Publicado em: 06/07/2023
- Autor: Upquery

Em meio às polêmicas envolvendo o Twitter, a Meta estreou um concorrente à altura: o Threads. A rede social, que está vinculada ao Instagram, foi lançada nesta quarta-feira, 5, por volta das 20h em 100 países iniciais. A plataforma está disponível para os dispositivos Android e Iphone e funciona através da sincronização de dados com o seu “aplicativo irmão”.
O Threads funciona no estilo “microblog” no qual a Meta definiu que será um espaço para “atualizações em tempo real e conversas públicas”. Assim, as suas funções são bastantes semelhantes não só com o Twitter, mas com outras redes sociais como Mastodon e Bluesky. Como nos “rivais”, na novidade Meta as publicações também suportarão até 500 caracteres.
Além disso, os posts poderão contar com fotos, links e vídeos de até 5 minutos, permitindo compartilhamento público. Quanto à privacidade e segurança, o usuário conseguirá escolher quem poderá responder suas publicações e a rede também disponibiliza um filtro para ocultar termos específicos em comentários.
10 milhões de usuários
Com pouco tempo de lançamento a novidade Meta já se mostrou um sucesso. Entre membros anônimos e famosos globais, a empresa alcançou a marca de 10 milhões de usuários em apenas 7 horas. A informação foi confirmada pelo próprio Mark Zuckerberg, dono da Meta, que passou a madrugada inteira atualizando seu perfil com informações e números.
Para aumentar ainda mais a interatividade da rede, a Meta já informou que em um futuro breve espera que o Threads tenha acesso ao “fedeverso”. Essa seria uma rede social secundária onde as pessoas de diferentes plataformas com uso semelhante poderiam seguir e interagir umas às outras simultaneamente.
Como funciona o Threads?
A principal diferença entre o Threads e o Twitter é que, inicialmente, a rede social nova não possui trending topics – recurso em que os principais assuntos do momento são exibidos. O acesso ao Threads é simplificado: para conhecer a novidade, os usuários deverão baixar o aplicativo e então acessar a conta usando o login e senha do próprio Instagram.
Assim, o membro poderá usar dos contatos e conexões do aplicativo irmão para crescer a sua nova rede social. Aqueles que tiverem ambas as contas conectadas, então, poderão exibir na bio do Instagram o número da sua inscrição no Threads, facilitando que amigos o encontrem.
Devido a sincronização de dados, aqueles membros do Instagram que estiverem bloqueados nessa rede social também continuarão bloqueados no Threads. A princípio, a participação na rede é gratuita e não conta com qualquer tipo de publicidade.
Rivalidade Zuck e Musk
A previsão de lançamento do Threads estava prevista para o dia 6 de julho. Porém, a Meta resolveu antecipar em um dia a novidade, tendo como o primeiro inscrito o próprio Mark Zuckerberg. Muitos especialistas acreditam que esta seria uma tentativa de aproveitar de um momento no qual o Twitter vem passando por críticas no cenário global.
Recentemente, a rede social do polêmico Elon Musk limitou o acesso às publicações diárias para usuários sem selo de verificação. Desse modo, os não verificados só podem ler mil posts por dia. Para ter acesso às 10 mil publicações, que seriam o limite máximo estipulado pelo Twitter, o usuário deve ter selo azul ganho por relevância ou através do Twitter Blue.
Essa é uma assinatura que permite a verificação da conta através do pagamento mensal de R$ 42. Desse modo, acredita-se que o Threads simbolize a verdadeira luta entre Mark Zuckerberg e Elon Musk que, recentemente, se envolveram em boatos e brincadeiras de que iriam duelar em um ringue de lutas.