Inovação: carros elétricos Tesla e BYD registram novos recordes em vendas
- Publicado em: 04/07/2023
- Autor: Upquery

A venda global de carros elétricos alcançou um novo recorde nesse segundo trimestre de 2023. Comercializando mais de 1 milhão de veículos em conjunto, a Tesla e BYD reforçaram as suas lideranças como as fabricantes que mais vendem neste segmento em todo o mundo. O volume mais expressivo foi alcançado pela BYD, empresa de carros de Shenzen, China.
A marca realizou a entrega de 700.244 veículos incluindo modelos totalmente elétricos e híbridos também. Já a Tesla, do empresário Elon Musk, entregou 466.140 carros, superando as expectativas do mercado. Analistas consultados pela Boomerang estimaram que a líder americana, sediada em Austen, fosse entregar 448.350 carros nesses últimos três meses.
Esse é o maior registro de vendas contabilizado por trimestre pela fabricante, representando um aumento de 83% em relação ao ano anterior. Apesar da Tesla alegar que as montadoras não estariam acompanhando a demanda estipulada, a empresa prometeu aumentar o seu volume de produção e continuar pressionando a cadeia.
“Todo mundo estava preocupado com o acúmulo de estoque. O intervalo entre produção e entrega está diminuindo, que é o que a Tesla disse que faria”, afirma Ben Kallo, analista da Robert W. Beird. Os modelos de carros elétricos de Musk atualmente mais vendidos foram o modelo 3 e o Y, representando 96% das vendas registradas no trimestre.
Expressividade chinesa
Por outro lado, a BYG tem ganhado bastante “terreno” sob a Tesla quando o assunto é a venda de veículos totalmente elétricos. A líder chinesa quase dobrou a sua entrega em um ano, alcançando a marca de 352.163 produtos comercializados. Com um registro de aumento de 98% nas vendas totais, agora a BYG deseja aumentar a sua abrangência global.
A empresa anunciou nesta terça-feira, 4, a abertura de mais uma fábrica no Brasil, que será sediada na Bahia. Entretanto, a BYG não é a única empresa de carros elétricos a se destacar em território chinês. Outras marcas tiveram bons resultados: a novata Lou Auto registrou recorde mensal, entregando 32.575 veículos. Já a X Peng e a Nio também tiveram pequenos aumentos.
Ações em movimento
Apesar de serem grandes líderes de mercado, tanto a Tesla quanto a BYG vem enfrentando grande concorrência. Mas, com os registros de vendas desse trimestre, as ações da Tesla cresceram 6% no pré-mercado americano. Na Bolsa de Hong Kong, a BYD apresentou um aumento semelhante de 5%.
O segmento de carros elétricos também beneficiou as ações de outros componentes do mercado. Os fornecedores de baterias EV Contemporary Amperex Technology e LG Energy Solution também registraram avanços importantes em suas ações das bolsas.