Alta na taxa Selic apresenta oportunidade em investimentos
- Publicado em: 05/08/2022
- Autor: Upquery

O aumento da taxa Selic apresenta novas oportunidades de investimentos. O Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa básica nesta quarta-feira, dia 3, e a Selic passou de 13,25% para 13,75% ao ano. Esse é o 12º aumento consecutivo de juros feito pela economia.
Apesar do aumento nos juros de créditos, com essa nova mudança, o retorno em cima das rendas fixas será maior, favorecendo os investimentos variados. Esse aumento em mais de 0,5 ponto percentual contribui para investimentos que acompanham a Selic, como CDBs (Certificado de Depósito Bancário), títulos privados e do Tesouro Direto.
Onde investir?
Especialistas e os simuladores de ganhos apontam que variados investimentos podem ultrapassar 7% de rentabilidade líquida em um período de 12 meses investidos. Desse modo, as opções com maior retorno projetado atualmente seriam as debêntures incentivadas, as LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e as LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).
Saiba quais são as opções de investimentos mais procuradas para se investir neste momento:
- CDBs
- Tesouro Direto
- LC/RDB
- LCI/LCA
- Ações livres
- Fundos de ações
- Debêntures
- Fundos imobiliários (FIIs)
- Fundos multimercado
- Fundos de índice (ETFs)
Esse é o momento de aproveitar esse aumento de juros. Afinal, a expectativa é que a taxa se mantenha em 13,75% no final do ano e, até o final de 2023, volte a se aproximar de 11%.
Aumenta a desvantagem para a poupança
Com os aumentos constantes, os investimentos de renda fixa oferecem opções muito mais rentáveis do que a tradicional e conhecida caderneta de poupança. Afinal, com a elevação da Selic para 13,75% e a inflação anual na casa de dois dígitos, a poupança seguirá com o retorno travado em 6,17% ao ano + TR (Taxa Referencial).
Assim, o rendimento da poupança continua de 0,62% ao mês, ou seja, 7,77% ao ano. Se formos usar um exemplo padrão, R$ 1.000,00 aplicado por 12 meses daria um retorno de R$ 77,00. No final do ano passado, a taxa Selic ultrapassou o patamar de 8,50%. Isso fez com que a rentabilidade da poupança voltasse à regra antiga, deixando de pagar 70% da taxa básica de juros e passando a ter rendimento fixo de 6,17% ao ano + TR.
Esse mesmo já era pago para a chamada “poupança velha” (ou seja, aqueles depósitos que foram feitos até 2012).