Aplicativo brasileiro surge como alternativa ao WhatsApp
- Publicado em: 07/10/2022
- Autor: Upquery

O mercado brasileiro de aplicativos de mensagens atualmente é predominado por empresas mundiais deste nicho como WhatsApp, Messenger e Telegram. Somente o WhatsApp conta com mais de 120 milhões de contas registradas no Brasil, conforme dados de 2021.
Entretanto, um aplicativo brasileiro recentemente abriu concorrência para o grande líder, servindo como uma opção para os usuários. O app SayMe Messenger foi lançado em junho deste ano e já conta com 15 mil usuários. Disponível para Android e iOS, a ferramenta foi criada para priorizar a segurança e a privacidade dos seus usuários.
Assim como os aplicativos de mensagens tradicionais, o SayMe conta com envios instantâneos, vídeo chamadas, chamadas de áudio e criptografia de ponta a ponta – semelhante ao WhatsApp. Fora isso, permite a criação de grupos e hubs (canais como os do Telegram, que permitem o compartilhamento de conteúdo entre membros).
App brasileiro oferece novas funcionalidades
Entretanto, a ferramenta brasileira conta com recursos inovadores, como o agendamento de envio de mensagens e a programação de prazos de respostas entre os usuários. Facilitando a comunicação e a organização dos chats, grupos e canais também podem ser categorizados por seções.
Essas são facilidades que otimizam conversas de trabalho e, também, aumentam a liberdade de uso. Quanto à privacidade, a SayMe permite configurar a plataforma para bloquear mensagens e arquivos indesejados. Da mesma forma, gravações e prints de telas podem ser impedidos.
Outra aposta do aplicativo é a expansão da acessibilidade. O SayMe conta com transcrição das mensagens em áudio para facilitar a comunicação com pessoas surdas. Ainda, as próximas atualizações deverão trazer o “modo atenção”, com layout totalmente adaptado para pessoas disléxicas.
Assim, cada parágrafo começaria com letras em negrito, além de contar com frases sublinhadas e um fundo amarelo para melhor compreensão. Essa foi uma sugestão recente, enviada pelos próprios usuários do aplicativo.
SayMe busca quebrar monopólio
O empresário Bruno Velasco está por trás da idealização do aplicativo. O desenvolvimento da ferramenta passou por um ano de planejamento e foi executado após um investimento Anjo de R$ 1 milhão. Agora, o objetivo é conquistar espaços no mercado tecnológico.
“Não queremos desbancar ninguém. Queremos apenas ser uma opção a mais para as pessoas escolherem. Queremos tirar um pouco do monopólio do WhatsApp da mesma forma que o 99 fez com o Uber”, afirma Velasco.
Outro diferencial que o SayMe garante ter é a facilidade de comunicação com seus os usuários através de um suporte eficaz e com rápidos feedbacks.