Tesla apresenta o Optimus, robô humanóide da empresa
- Publicado em: 05/10/2022
- Autor: Upquery

Indo muito além do desenvolvimento e fabricação de carros elétricos, a Tesla avança no segmento de inteligência artificial. Recentemente a empresa do magnata Elon Musk anunciou o Optimus, um robô humanóide que é capaz de caminhar e carregar objetos.
Entre os principais feitos do também chamado Tesla Bot está a realização de tarefas que beneficiam fábricas e indústrias. Assim, o robô consegue fazer atividades “repetitivas, chatas e inseguras”. Além de eficiência e segurança para os profissionais, as empresas economizam tempo e esforços humanos.
O projeto do primeiro protótipo do dispositivo de figura humana foi apresentado na sexta-feira, 30 de Setembro, em evento realizado pela Tesla sobre inteligência artificial. Os convidados tiveram uma demonstração de como a máquina irá funcionar, além de verificarem as suas principais funções.
Depois de andar por alguns metros, o Optimus acenou para a plateia. Um vídeo demonstrativo também exibiu imagens do robô carregando caixas, levantando barras de metal e até mesmo regando plantas.
Produção em larga escala
Essa é apenas a primeira versão do robô Tesla e servirá como base para o produto final. De acordo com o próprio Elon Musk, o projeto ainda será lapidado ao longo do tempo até que possa ser comercializado. O objetivo da Tesla é fabricar o robô em larga escala.
Além do protótipo, no evento foi apresentado o modelo de comercialização do robô. A proposta é que o Optimus chegue ao mercado para encomendas entre 2025 e 2027, com custo de aproximadamente US$ 20 mil.
Em reais, o robô ficaria por R$ 100 mil. Por isso, a Tesla tem trabalhado para viabilizar o produto o quanto antes. Para Musk, os robôs humanoides são produtos limitados no mercado, com inteligência a ser aprimorada, produzidos em baixa escala e bastante inacessíveis para a população.
Musk mira novos mercados
Durante o anúncio da novidade, o CEO da Tesla também deixou claro que a empresa está buscando ser líder mundial em inteligência artificial, sendo mais que uma fabricante de carros “legais”. Por isso, a projeção é que o Optimus fature até mais que os próprios veículos elétricos da marca.
“Nós o projetamos com a mesma disciplina que usamos ao projetar um carro, ou seja, projetá-lo para fabricação, de modo que seja possível fazer o robô em grande volume, com custo baixo e maior responsabilidade”, afirmou Musk.
Ano passado a Tesla já havia apresentado um protótipo, porém, esse seria um sucessor mais bem desenvolvido para a realidade atual do mercado.