Bancos já realizaram mais de 14 milhões de transações por Pix
- Publicado em: 17/08/2022
- Autor: Upquery

Os últimos dados repassados sobre o serviço PIX comprovam a forte aderência dos brasileiros em favor da facilidade de pagamentos e da tecnologia. Atualmente, cerca de 14 milhões de transações instantâneas já foram efetuadas pelos bancos nacionais.
Além disso, essa modalidade de pagamento conta com 118 mil cadastrados, tanto entre pessoas físicas quanto jurídicas. Para ser mais preciso em números, isso representa a movimentação de R$ 7,5 trilhões e 469 milhões de chaves PIX registradas em diferentes instituições.
Os dados foram repassados pelo presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney. De acordo com o representante, essa seria uma resposta da priorização dos bancos em investimentos e soluções tecnológicas.
Revolução tecnológica entre bancos
Assim, algumas apostas das instituições bancárias têm sido o uso de inteligência artificial, blockchain e algoritmos dentre os processos dos setores. Desse modo, Sidney tem defendido uma revolução da tecnologia entre os bastidores dos bancos brasileiros.
Em 2020, 96% da população adulta brasileira chegaram a ter acesso ao serviço. Além disso, outro dado importante, já para 2022, é que em maio, a modalidade de pagamento bateu o recorde de transações diárias feitas até então.
O PIX e as suas soluções
O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central com a proposta de facilitar as transações bancárias. O seu principal benefício é a isenção da taxa entre bancos, uma vez que depósitos por TED ou DOC cobravam um valor significativo a cada transação.
Além disso, o valor demorava até mesmo dias para cair na conta de quem estava recebendo. Com o uso de uma chave PIX registrada, os pagamentos são realizados em até 10 segundos. Assim, essa opção de pagamento é rápida, prática e acessível para todos.
Atualmente, o PIX conta com outras facilidades, como o parcelamento de pagamentos e a decorrência. Por isso, tem se tornando uma opção não só para a pessoa física ou consumidor final, mas, também, para as transações feitas no âmbito empresarial e corporativo.