Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

“Carro voador” chinês faz seu primeiro voo para o público

  • Publicado em: 14/10/2022
  • Autor: Upquery
“Carro voador” chinês faz seu primeiro voo para o público

Os carros voadores sempre estiveram presentes no imaginário popular quando se pensa no futuro. Mas, agora, o que era apenas uma idealização passa a ser realidade. O “carro voador” X2 fez o seu primeiro voo para o público nesta terça-feira, 11, em Dubai, nos Emirados Árabes. 

Um grupo seleto de 150 pessoas pode presenciar o voo de 90 minutos em uma ação da feira de inovação e tecnologia Gitex Global 2022. Como se tratava de um voo de teste, a apresentação contou com a autorização da Agência de Aviação Civil de Dubai. 

Voos para pequenas distâncias

Ainda por segurança, nenhum piloto dirigiu o carro, que foi monitorado por comandos externos. Sendo outro exemplo de eVTOL (veículo elétrico), a inovação foi desenvolvida e fabricada pela Xpeng AeroHT, empresa chinesa de produtos elétricos.

O X2 foi planejado para sobrevoar pequenas distâncias e em baixa altitude nas metrópoles. Por essas razões, o veículo comporta até dois passageiros, chega a 130 Km/h e tem 35 minutos de autonomia. A máquina foi projetada com acionamento de paraquedas e tendo contato direto com centro de comandos para os casos de emergência. 

O carro chinês funciona de forma bastante semelhante a um drone, porém com estrutura, capacidades e funcionalidades superiores. Para voar, conta com oito motores e quatro hélices. Em cada canto do carro estão distribuídos dois motores para impulsionar a hélice ali implantada. 

A inovação decola e pousa no sentido vertical, se movimentando para cima, para baixo e em linhas retas. Entretanto, pode ser pilotado nos dois modelos: automático e manual.  

Expansão internacional

A escolha por Dubai faz parte de uma estratégia de marketing e lançamento da Xpeng, que busca comercializar a novidade para diferentes países. A cidade é considerada a mais inovadora do mundo e seria uma porta de entrada para outras parcerias globais. 

“Estamos indo passo a passo para o mercado internacional”, disse Minguan Qiu, gerente geral da Xpeng. A ideia é usar a máquina também para voos turísticos e transporte de produtos e pequenas cargas, como medicamentos. 

Brasil também terá o seu carro voador

Apesar da apresentação pública, a Xpeng não divulgou uma data ou prazo para comercializar o seu mais novo produto. Entretanto, a ideia do carro voador é algo antigo no cenário global. Já existem várias companhias e indústrias que trabalham para lançar os seus próprios veículos nos próximos anos. 

Um exemplo é a Renault que já está com projeto em andamento. No Brasil, quem se lança à frente neste mercado é a EVE, subsidiária da Embraer. A companhia estima que em 2026 o seu eVTOL já esteja lançado e em operação.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação