ChatGPT: criminoso é preso na China após publicar Fake News
- Publicado em: 10/05/2023
- Autor: Upquery

O mundo está preocupado com o uso de Inteligência Artificial (IA) em ações criminosas e mentirosas. Neste domingo, 7, um homem foi preso na China por usar a ferramenta para espalhar Fake News entre a população. A pessoa teria usado o chatbot para criar uma notícia falsa sobre um acidente de trem que teria matado 9 pessoas.
Através das mensagens criadas pela ferramenta, o homem identificado com o sobrenome Hong, acabou disseminando o pânico entre moradores de Gansu, no noroeste chinês. Foram os próprios internautas que alertaram a polícia sobre esse caso suspeito.
Os policiais repassaram os artigos publicados com Fake News para autoridades de segurança cibernética que, então, abriram uma investigação criminal. A descoberta do criminoso foi feita através do rastreamento das postagens com os conteúdos falsos. Desse modo, a polícia chegou até uma empresa que era operada por Hong.
Blogs disseminaram a informação
Atualmente, existem muitos canais que podem espalhar Fake News. Neste caso, porém, o órgão de segurança descobriu que a notícia estava sendo postada e veiculada em 21 blogs diferentes. Entretanto, os blogs eram todos cadastrados no Baidu, o “Google Chinês”.
Porém, os artigos continham informações diferentes sobre o acidente. De uma forma geral, os textos com conteúdos mentirosos somaram mais de 15 mil visualizações, o que seria suficiente para assustar a população local.
Criminoso assumiu usar ChatGPT
Todos os sites envolvidos estavam registrados no centro tecnológico de Shenzen, uma espécie de Vale do Silício chinês. O acusado pelo crime é morador de Kongtong e, após ser preso, confessou ter produzido os conteúdos utilizando o ChatGPT.
Ainda, o homem afirmou ter feito pequenas alterações quanto aos locais do acidente para ampliar o alcance das notícias. Um processo judicial foi instaurado para averiguar os danos e confirmar o real envolvimento do empresário. Caso Hong seja condenado, poderá pegar até 10 anos de prisão pelo crime “arrumar brigas e provocar problemas”.
ChatGPT está bloqueado na China
Recentemente, o uso da nova tecnologia de Inteligência Artificial (IA) foi bloqueado no país. Isso porque, em janeiro, o governo chinês já havia aprovado uma lei que regulamenta o uso de deep fake. Essa legislação pune quem usa tecnologia para alterar dados faciais e vozes.
Assim, o ChatGPT também está bloqueado para evitar problemas. Porém, nada disso impediu que criminosos encontrassem uma forma de utilizar a ferramenta. Isso é possível ao se burlar o firewall oficial do governo e utilizar redes privadas, as famosas VPNs.