Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Nova tecnologia IA permite transformar pensamentos em textos

  • Publicado em: 04/05/2023
  • Autor: Upquery
Nova tecnologia IA permite transformar pensamentos em textos

O poder e o alcance da Inteligência Artificial (IA) segue sendo uma incógnita. Recentemente, cientistas desenvolveram um novo sistema que consegue transformar pensamentos em textos complexos. A ferramenta é uma excelente novidade para o âmbito da saúde, podendo auxiliar pacientes vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), paralisia ou de doenças degenerativas. 

A tecnologia está sendo estudada por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, onde o estudo completo foi publicado pela revista Nature Neuroscience. Essa máquina com funcionalidade IA permite que atividades cerebrais do usuário sejam convertidas em conversas sem qualquer risco para os pacientes submetidos. 

Como funciona a tecnologia?

O sistema é intitulado como “decodificador semântico” e, conforme a CNB, utiliza de um modelo de transformador semelhante aos chatbots do ChatGPT e Google, por exemplo, para a geração dos textos. O funcionamento da tecnologia também está acoplado a um scanner fMRI. 

Esse scanner é responsável por medir a atividade cerebral dos pacientes. Mas, para que a máquina de IA entregue as informações corretas, o decodificador semântico de linguagem foi treinado por várias horas ao ficar exposto à áudios de podcasts. Assim, a ferramenta consegue reter informações relevantes. 

O texto não entrega uma transcrição exata. Mas, depois de todo desse treinamento, a máquina consegue gerar um fluxo de texto para o paciente a partir da audição de conversas ou quando o mesmo se imagina contando uma história para outras pessoas. 

Método não invasivo em fase de teste

A tecnologia não é considerada invasiva, ou seja, não ofereceria riscos para os pacientes que fizessem uso do sistema. Até mesmo porque não é necessário qualquer processo operatório para que as mensagens fossem reproduzidas. Oferecer autonomia para pessoas incapazes de falar é uma solução que já vem sendo estudada há muitos anos pela ciência.  

A diferença, porém, é que o avanço da Inteligência Artificial tem possibilitado uma linguagem contínua e a retenção de ideias mais complexas. Porém, apesar da novidade, o decodificador não está apto para ser comercializado ou utilizado fora dos laboratórios pois depende do scanner fMRI. 

Porém, os cientistas esperam que em breve sistemas portáteis sejam lançados. “Para um método não invasivo, este é um verdadeiro salto em comparação com o que foi feito antes, que normalmente são palavras únicas ou frases curtas”, afirmou um dos líderes da pesquisa, Alexander Huth.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação