UPNews
Chips cerebrais serão testados pela Neuralink, empresa de Elon Musk

Chips cerebrais serão testados pela Neuralink, empresa de Elon Musk

Upquery 26 de maio

Chips cerebrais serão testados pela Neuralink, empresa de Elon Musk

O avanço da tecnologia se aproxima de mais um momento histórico. Pela primeira vez, chips cerebrais serão testados em humanos e não apenas em animais, como vinha ocorrendo até então. Os testes serão realizados pela empresa de implante cerebral Neuralink, do polêmico magnata Elon Musk. 

Os especialistas desenvolveram um dispositivo que é capaz de decodificar a atividade cerebral humana e conectá-la com computadores. A empresa afirmou na noite desta quinta-feira, 25, que já possui a aprovação regulatória para conduzir o primeiro ensaio clínico de seu dispositivo experimental.

A liberação foi dada pela FDA (Food and Drog Administration), uma espécie de Anvisa americana. Desse modo, a empresa fez um comunicado através de sua conta oficial do Twitter, considerando que esse é um “importante primeiro passo que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas”.

Um projeto ambicioso de Elon Musk

Logo após esse anúncio, Elon Musk retuitou a postagem da Neuralink parabenizando a sua equipe pelo feito. Evidentemente, esse é um projeto que o empresário tenta há anos executar. Inclusive, em 2017, Musk anunciou prematuramente uma aprovação regulatória que nunca aconteceu.  

Esse é considerado um dos projetos mais ambiciosos de Musk. Por isso, as datas para o início dos testes não foram divulgadas pela empresa. Afinal, embora seja um marco bastante significativo, um ensaio clínico para seu dispositivo em humanos não é garantia de sucesso regulatório ou comercial. 

Por isso, a Neuralink e outras empresas do segmento provavelmente passarão por muitos desafios e exigências da FDA. Evidentemente, as organizações deverão comprovar que os seus dispositivos são seguros e confiáveis, além de enfrentar questões éticas e de segurança que envolvem a tecnologia.

O que a Neurolink?

Com funcionamento em Fremont, na Califórnia, a Neuralink foi fundada em 2016 e opera especialmente em um campo conhecido como interface cérebro-computador. Essa área envolve cientistas e engenheiros na elaboração de tecnologias para implantes eletrônicos. 

Essa é uma solução tecnológica que vem sendo trabalhada há muitos anos com objetivo de restaurar as funções de pessoas com paralisia e outras condições debilitantes. Entretanto, ao contrário de outras empresas com o mesmo propósito, a Neuralink tem objetivos ainda maiores. 

A ambição da empresa de Elon Musk consiste não só em restaurar as condições humanas, mas, principalmente, melhorá-las. A empresa tem mais de 400 funcionários e levantou pelo menos US$ 363 milhões, segundo o provedor de dados PitchBook.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios