Twitter anuncia que sinalizará imagens geradas por IA
- Publicado em: 02/06/2023
- Autor: Upquery

O programa de verificação de fatos do Twitter será expandido. Agora, a plataforma irá sinalizar as imagens que forem geradas por Inteligência Artificial (IA) divulgadas na rede social. Atualmente, a tecnologia já permite criar ou editar resultados que se aproximem bastante da realidade, o que confunde muitos usuários do meio virtual.
O anúncio da sinalização foi feito nesta terça-feira, 30, na própria rede oficial da empresa, com o propósito de evitar a propagação de fake news. Para isso, as Notas da Comunidade serão expandidas também para as imagens. Esse é um recurso que permite que os próprios usuários do Twitter alertem sobre a veracidade de determinado conteúdo, até então de texto.
Como irá funcionar?
O espaço para o alerta fica localizado logo abaixo do tweet em questão, com comentários feitos pelos moderadores. Agora, quando o usuário for fazer um comentário também haverá uma opção para atrelar as informações de aviso às imagens e fotografias divulgadas.
Conforme o Twitter, essa medida possibilita que as imagens com IA sejam sinalizadas e previne também em casos de futuras cópias. Ou seja, mesmo que alguém baixe ou faça um printscreen para publicar de novo o arquivo, a sinalização do usuário permanecerá ativa.
Em caráter experimental, as Notas da Comunidade foram lançadas em 2021 sob o nome de Birdwatch, como uma forma de combater fake news. Até dezembro de 2022 as anotações só podiam ser vistas por usuários do Twitter residentes nos Estados Unidos.
Porém, o recurso tomou proporção global e mais países foram gradualmente ganhando moderadores que contribuem para esta função. Em março deste ano as Notas da Comunidade chegaram ao Brasil possibilitando a abertura de cadastro para interessados em contribuir.
Fotos artificiais que viralizaram
O uso de Inteligência Artificial (IA) também vem sendo acompanhado pelo Twitter há um bom tempo. Afinal, vários casos de fotos com IA viralizaram recentemente, como um falso ataque ao Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A imagem foi compartilhada por vários assinantes do Twitter Blue e outras páginas de internet.
Mas, houve um outro caso que colocou a empresa em alerta. Recentemente, uma montagem de IA em que Elon Musk, CEO do próprio Twitter, beijava um robô foi amplamente compartilhada. Fora esses casos, fotos com o Papa Francisco em diferentes situações também viralizaram nas redes sociais.