Google aponta alarmante escassez de profissionais de TI no mercado brasileiro
- Publicado em: 05/06/2023
- Autor: Upquery

Um estudo realizado pelo Google trouxe novos alertas sobre o setor de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. O relatório divulgado na quarta-feira, 31, aponta escassez de profissionais. O estudo estima que até o ano de 2025 o Brasil terá um déficit de cerca de 530 mil trabalhadores no segmento.
O problema se deriva justamente pela crescente demanda em tecnologia e a falta de talentos com experiência para assumirem cargos específicos. Um dos pontos envolve a época de formação dos estudantes da área. Conforme os dados, cerca de 53 mil profissionais de TI se formarão entre 2021 e 2025.
Porém, isso não é o suficiente para suprir a demanda projetada para o mercado. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia (Brassom), durante este período a necessidade de profissionais será de 800 mil, muito acima da formação necessária.
Setores mais afetados
Ainda de acordo com o estudo Google, os setores mais afetados pela escassez seriam os de Segurança de Informação, Inteligência Artificial (IA), Arquitetura de Nuvem e Organização de T.I. Para isso, a pesquisa consultou startups, executivos e profissionais, identificando os principais motivos por trás do quadro de déficit de talentos.
São eles:
- Falta de diversidade e difícil acesso de negros e mulheres no mercado;
- Limitações geográficas para pessoas de áreas distantes do país;
- Ensino brasileiro defasado no que diz respeito ao pensamento lógico;
- Mercado que desenvolve poucos profissionais sêniores;
- Mercado internacional com condições superiores ao nacional.
Outro ponto seria a própria dificuldade dos jovens em ingressar no mercado de trabalho de TI. Isso faz com que muitos recém formados desistam e busquem por novas áreas de atuação.
Um risco para a economia
Como a escassez em TI engloba diferentes esferas, cargos e segmentos, isso acaba afetando a economia brasileira como um todo. O relatório foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Startup (Abstartups) e aponta também risco para esse nicho de empresas.
Muitas startups poderão entrar em risco de falência justamente por falta de profissionais de TI capacitados. O estudo Google aponta que 92% das empresas participantes no levantamento podem ser afetadas por essa realidade nos próximos dois anos.
O Google se pronunciou alertando sobre o impacto que esses dados trazem para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. “A falta de habilidades digitais no Brasil o coloca em terceira posição entre os países do G20 que mais desperdiçam a oportunidade de aumentar o PIB”.