Quase 80% das transações financeiras são feitas por celulares atualmente
- Publicado em: 05/06/2023
- Autor: Upquery

Uma nova fase da digitalização dentro do sistema financeiro está se solidificando a cada dia no Brasil. Atualmente, quase 80% das transações realizadas são feitas por celulares e smartphones, simbolizando uma massiva adaptação às novas soluções de pagamentos.
Ao todo, o Brasil possui 79% das transações feitas por celulares ao longo do ano de 2022, representando um aumento significativo em relação à 2021. Essas são informações prévias apresentadas pelo novo relatório de Economia Bancária, do Banco do Brasil.
Para isso, a análise da instituição financeira considerou transações de pagamentos de conta e tributos, Pix (pagamento instantâneo do BB) e transferência de crédito. Alguns dados relativos ao ano anterior foram divulgados ainda no final da semana passada. Porém, o relatório completo deverá ser apresentado nesta terça-feira, 6.
PIX continua em crescimento
Esse aumento das transações financeiras por celulares também está atrelado ao PIX. A solução de pagamentos do Banco do Brasil continua demonstrando crescimento, como nos anos anteriores. Em 2022, esse foi o meio de pagamento mais usado no Brasil.
Cerca de 30% das transações de pagamento foram com PIX. Ou seja, 29% em 2022 contra apenas 16% em 2021, ano em que o método do Banco do Brasil já havia apresentado crescimento e forte adesão dos usuários em geral.
“A evolução da quantidade de transações por meio do PIX demonstra que esse instrumento teve importante papel no significativo aumento na quantidade de transações do ecossistema de pagamentos como um todo”, alegou a instituição financeira sobre o assunto.
Nova era para o financeiro do Brasil
Atualmente, oferecendo tantos recursos e meios de pagamentos, os smartphones são vistos como um sinônimo de transações rápidas e eficientes. Por isso, é natural que estejam superando o internet banking e representando uma nova era de digitalização do sistema financeiro.