Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Fim de senhas de combinação é anunciado para alguns serviços Google

  • Publicado em: 06/06/2023
  • Autor: Upquery
Fim de senhas de combinação é anunciado para alguns serviços Google

O uso das senhas tradicionais – que combinam números, letras e caracteres – está um pouco mais próximo do fim. Priorizando a segurança digital de seus usuários, o Google anunciou uma nova atualização para quem usa os serviços Google Workspace e Google Cloud.

Assim, nesta segunda-feira, 5, a empresa disponibilizou uma nova opção de login que possibilita trocar o método tradicional por chaves de acesso (passkeys). Espera-se que cerca de 9 milhões de cadastrados nos serviços Google sejam beneficiados com essa ferramenta. 

Com a atualização, o Google se torna a primeira empresa provedora de nuvem a fornecer login sem senha para outras empresas privadas e públicas. A nova tecnologia segue em teste, porém, tem sido verificada desde outubro do ano passado para maior efetividade. 

Tecnologia 4 vezes mais segura

A chave de acesso garante um maior nível de segurança. Mas, além de proteger contra ataques cibernéticos, essa nova atualização surge para facilitar e agilizar o acesso às soluções Google. Entretanto, o foco principal é proteger os usuários contra ações maliciosas. 

A combinação de senhas, apesar de eficiente, é bastante suscetível ao esquecimento do usuário ou até mesmo à descoberta ou violação por parte de hackers e criminosos. Entre março e abril deste ano, o Google fez um levantamento de dados sobre o passkeys. 

De acordo com a análise, além da chave de acesso ser duas vezes mais ágil que a senha tradicional, essa opção é também quatro vezes menos propensa à erros de verificação. Afinal, para que o usuário tenha acesso é preciso ter permissão do administrador.  

O que é passkeys?

A chave de acesso (passkeys) é um método que utiliza reconhecimento facial, biometria (impressão digital) ou PIN para acessar dados em dispositivos. Essa tecnologia tem como base protocolos de criptografia que dificultam ataques phishing e roubo ou vazamento de dados.

Assim, através desses recursos, é possível combinar celulares e outros dispositivos (tablets, notebooks e desktops) para um acesso mais seguro. No caso da atualização Google, a empresa defende que esse método de acesso seja muito mais resistente a phishing porque é projetado para evitar o compartilhamento.  

Além disso, o passkeys do usuário é armazenado no próprio devices e não é compartilhado com o Google. Ainda, aqueles cadastros que ainda não possuem suporte necessário para comportar a nova tecnologia não precisarão se preocupar. As senhas convencionais ainda poderão ser usadas normalmente. 

Últimas atualizações

Nos últimos tempos, o Google já vem alertando seus clientes e usuários sobre a importância de construir um ambiente digital seguro. Em fevereiro a empresa disponibilizou novas atualizações com recursos de criptografia para os serviços Gmail e Agenda. 

O objetivo era proteger os dados presentes nesses aplicativos. Desse modo, é natural que outras gigantes do segmento, como a Microsoft e a Apple, se adequem às atualizações sem o uso de senhas tradicionais. 

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação